Edição online quinzenal
 
Terça-feira 9 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ucrânia: uma atualização

28-02-2014 - Jacques Sapir

Manifestações em Kiev transformaram-se em uma insurreição.  Um grande número de civis e policiais que perderam suas vidas.  Como resultado, Victor Ianukovitch teve que fugir e tivemos uma turm completo da situação política. No entanto numerosos que os manifestantes, mas eles representam apenas uma parte da Ucrânia.  A parte proeminente jogado em manifestações de movimentos ultra-nacionalistas não dá bons sentimentos para o futuro.  O mapa dos resultados das eleições presidenciais de 2010, que viu a vitória de Victor Ianukovitch confirma que a Ucrânia está dividida, não em duas, mas em três.  A questão importante é saber de que lado a parte Central Ucrânia vai estar. E agora é óbvio que região central da Ucrânia se tornou - por algum tempo - contra Ianukovitch.  O governo ucraniano está a descansar com o apoio da maioria da população, mas essa população não apoiou nas manifestações em Kiev.

Mapa

Distribuição de votos para as eleições presidenciais de 2010

 

Comissão Eleitoral da Ucrânia

De facto, é preciso entender que o interesse económico da Ucrânia é muito mais do lado da União Aduaneira da Eurásia (juntamente com a Rússia, Belarus e Cazaquistão) do que com a Europa. Comércio externo da Ucrânia com a Rússia não parou de aumentar e, de forma significativa, se as importações da Rússia são fortes, as exportações para a Rússia estão a aumentar desde 2005.  Muito interessante, as exportações para a Rússia actualmente aumentou durante o chamado governo "pró-ocidental".  Esta é uma prova de que por trás de discursos, temos realidades duras e fortes.  Mesmo a Sra. Julya Tymoshenko, mesmo quando se joga o nacionalismo ferrenho da Ucrânia, teve que chegar a um bom acordo com a Rússia.  By the way, é bem sabido que uma grande parte de sua riqueza pessoal estava ligada ao comércio com a Rússia.

Gráfico 1

Comércio ucraniano com a Rússia

 

Fonte:   Banco Nacional da Ucrânia e do Estado Serviço de Estatísticas da Rússia

O mais impressionante, nota-se que as exportações com a Rússia, o que tornou-se apenas 14% das exportações em 2004, atingir actualmente mais de 22%, que é um aumento de 58%. Além disso, pode-se ver que essas exportações para a Rússia são idênticas às da Belarus e Cazaquistão.  Isso prova o sucesso da união aduaneira, que está longe porém de ter atingido o seu pleno potencial.

Gráfico 2

Importações de Rússia de países da CEI

 

Fonte:   Serviço Nacional de Estatísticas, a Rússia
http://www.gks.ru/wps/wcm/connect/rosstat_main/rosstat/ru/statistics/ftrade/ #

Desse ponto de vista, e considerando que a União Europeia está em estagnação e que a procura interior é ainda a contratação na maioria dos países, excepto na Alemanha, é claro que o potencial de desenvolvimento mais importante fica do lado da União Aduaneira.  Se a Ucrânia decidir assinar um acordo com a UE, que seria exclusivo das relações económicas com a Rússia, a UE teria de compensar indústrias ucranianas para uma perda considerável de rendimentos. Isso levaria a um fluxo de transferência de 15-20000000000 de euros por ano (na verdade, 20 bilhões de euros em 2011). O governo provisório está agora a pedir mais de 30 bilhões de euros para a UE, e que é apenas um começo.  Muito claramente, a UE já não tem os meios para tratar a tal soma para a Ucrânia, seja o que for dito ser dito pelos líderes europeus.  A promessa de uma rápida integração da Ucrânia na União Europeia não é possível sem banca rota. Admitindo-se que os saldos comerciais dos países da União Aduaneira são negativos em relação à Rússia.  Mas deve-se salientar que o equilíbrio da Ucrânia é da mesma ordem que o da Bielorrússia .

Gráfico 3

Balança comercial

 

Fonte:   Serviço Nacional de Estatísticas da Rússia
http://www.gks.ru/wps/wcm/connect/rosstat_main/rosstat/ru/statistics/ftrade/ #

Isto significa que a Ucrânia, como outros países, deve procurar desenvolver seu comércio com a Rússia.  Deste ponto de vista, a assinatura da União Aduaneira representaria um progresso importante para as relações comerciais e poderia, com o tempo - e tendo em conta as complementaridades existentes entre as indústrias russas e ucranianas - permitir Ucrânia para uniformizar a sua balança comercial.   Além disso, um dos motivos do apoio trazidos pela Ucrânia Oriental ao Presidente reside precisamente na importância deste comércio para as populações em causa.

Os manifestantes em Kiev teve certamente boas razões para demonstrar que o poder Ianukovitch era conhecido por ser profundamente corrupto.  Mas não devemos esquecer que eles não representam a maioria da população ucraniana, nem os interesses bem compreendidos dessa mesma população. Eram para esquecê-lo, para se prepararem para um futuro de grandes decepções.  Quanto aos eurocratas em Bruxelas e os Europeístas de todos as matizes, devem ser orientados a manter suas "mãos" da Ucrânia.  Não tentem provocar uma guerra civil com consequências geopolíticas imprevisíveis apenas em defesa dos seus interesses particulares.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome