Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Grécia diz que não vai cumprir reformas nas leis laborais exigidas pelo FMI

16-09-2016 - Renee Maltezou

A Grécia vai dizer aos seus credores que não pode cumprir as reformas na legislação do trabalho exigidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como uma condição ao seu apoio ao terceiro resgate do país, disse à Reuters o ministro do Trabalho, George Katrougalos, em uma entrevista na quarta-feira.

O governo de esquerda da Grécia considera a exigência do FMI como uma proibição ao direito dos trabalhadores para negociarem salários e condições em uma base colectiva. O desacordo com o FMI sobre a questão poderia comprometer o seu financiamento do resgate de 86 biliões de euros e poderia minar a confiança global no acordo.

Katrougalos, falando algumas horas antes de se reunir com os chefes de uma missão da União Europeia e do FMI sobre o progresso de resgate da Grécia, disse que Atenas vai lutar para preservar a negociação colectiva e descreveu o FMI como "um jogador extremista".

"Nós queremos restabelecer a negociação colectiva porque ela é o cerne do modelo social europeu", disse Katrougalos. Sob resgates anteriores, a negociação colectiva foi enfraquecida.

Tanto a UE como o FMI dizem que uma força de trabalho inflexível tem colaborado para tornar a Grécia não competitiva, contribuindo para o seu mal-estar económico, e fontes próximas aos credores dizem que o FMI é especialmente contra a qualquer tentativa do governo grego restaurar o antigo sistema de negociação coletiva.

Fonte: Reuters

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome