Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Xi Jinping disse aos líderes do G20 para 'evitarem conversa fiada'

09-09-2016 - N.A.

Presidente da China, Xi Jinping, pediu aos líderes das 20 maiores economias do mundo para evitar a "conversa fiada", e como eles pensam para acelerar o crescimento económico.

Os líderes mundiais estão na cimeira económica do G20 anual, que está sendo realizada na China pela primeira vez.

Presidente Xi disse que a economia global estava num "momento crucial", devido à volatilidade dos mercados e do comércio fraco.

Também discutidos no primeiro dia do G20 foi a crise global do aço, as barreiras comerciais e falou sobre Brexit do Reino Unido.

Presidente Xi disse: "Contra riscos e desafios enfrentados pela economia mundial, a comunidade internacional tem grandes expectativas do G20 na cimeira Hangzhou."

A chanceler alemã Angela Merkel disse que os líderes do G20 concordam que é preciso trabalhar em conjunto para aumentar o crescimento económico.

No entanto, é improvável que um grande crescimento seja atingido, nomeadamente no que ás discussões mais produtivas que estão ocorrendo one-on-one, disse o editor da BBC Asia Pacific, Celia Hatton.

Presidente Xi pediu aos seus homólogos para evitar conversa vazia nas suas tentativas de impulsionar o comércio, mas os seus "críticos deveriam levantar a atenção para isso: a China é muitas vezes acusada de colocar obstáculos ao comércio, não derrubá-los", acrescentou.

Antes da reunião, o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que era provável que rebaixe sua previsão para o crescimento económico global novamente este ano.

O FMI já reduziu sua perspectiva global após o referendo do Brexit, cortar as previsões para o crescimento do PIB mundial de 3,1% para 2016 e 3,4% em 2017.

'O que Brexit significa "

Esta é a última cimeira do G20 para o presidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira para a primeira-ministra britânica Theresa May.

Numa conferência de imprensa conjunta, o presidente Obama disse que a primeira tarefa para a Grã-Bretanha na sequência do referendo da UE era "descobrir o que Brexit significa no que diz respeito à Europa".

Ele acrescentou que os EUA iriam priorizar suas negociações comerciais com a UE - conhecido como o Comércio e Investimento de Parceria Transatlântica (TTIP) - antes das negociações com o Reino Unido.

Sera maio será explicando na cimeira de dois dias na cidade de Hangzhou o que a decisão britânica de deixar a UE pode acarretar.

Ele vem como o governo japonês emitiu uma dura advertência sobre o possível impacto da Brexit sobre as empresas do país que operam no Reino Unido.

Hinkley Point

A primeira-ministra britânica Theresa May também defendeu o seu atraso na tomada de uma decisão sobre o projecto de energia nuclear Hinkley Point de 18 biliões de libras, dizendo que ela iria "olhar para a sua evidência e considerá-lo correctamente".

"Eu tenho sido muito clara e vou estar fazendo isso e vou tomar uma decisão ainda este mês", acrescentou.

A Primeira-Ministra deverá discutir o projeto com o presidente Xi em meio a tensões diplomáticas intensificadas sobre suas preocupações percebidas sobre o envolvimento chinês em Hinkley Point.

Crise do aço

A produção continuada da China de aço barato também foi um problema no dia da cimeira de abertura.

Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker disse que a China deve corrigir o seu problema de excesso de capacidade industrial, dizendo que era "inaceitável" que a indústria siderúrgica europeia tinha perdido tantos postos de trabalho nos últimos anos em beneficio da China.

"O excesso de capacidade é um problema global, mas há um elemento chinês particular", disse Jean-Claude Juncker.

Ele também defendeu a decisão da comissão da UE para obrigar gigante de tecnologia Apple a pagar 13 biliões de euros por impostos não pagos, dizendo que não visava os EUA.

"Nós estamos baseando nossas decisões em factos de acordo com a nossa legislação", disse Jean-Claude Juncker. "Esta não é uma decisão contra os Estados Unidos da América."

Fonte: BBC

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome