Pyongyang ensaia para o congresso do partido único
29-04-2016 - Margarida Serra
A TSF está na Coreia do Norte onde assistiu, na capital, aos ensaios para o próximo Congresso do Partido dos Trabalhadores.
Apesar de ser só em Maio, milhares de pessoas ensaiam para os gigantescos desfiles, que são a imagem de marca do país.
Os guias não querem que a reportagem da TSF fotografe estes ensaios.
Quem não participa nos desfiles está convocado para, durante 15 dias, trabalhar para "o bem da comunidade".
É assim possível ver soldados a lavrarem os campos, cidadãos a apanharem ervas daninhas, nos muitos relvados da cidade, e a varrerem o lixo quase inexistente. Chegam mesmo ao extremo de limparem o asfalto com panos.
Pyongyang é por estes dias uma cidade que fervilha, com milhares de pessoas, dezenas de carros e centenas de bicicletas a circularem.
Apesar de todas a azáfama os norte coreanos não esquecem os líderes desaparecidos. Não é raro ver gente ajoelhada na base das estátuas do antigo presidente Kim Il-sung e do general Kim Jong-il.
Na capital é possível pessoas com telemóveis e computadores mas vê-se que é um país pobre que gasta dinheiro em armamento e edifícios monumentais e os habitantes da capital são privilegiados porque é preciso mostrar aos estrangeiros que o regime funciona.
O congresso do partido único, que está a ser preparado, realiza-se no início de Maio, e é o primeiro congresso de Kim Jong-un, já que, há 36 anos que não se fazia uma reunião magna do Partido dos Trabalhadores.
Vários observadores preveem que Kim Jong-un vá aproveitar para valorizar os sucessos do programa nuclear norte-coreano e que, neste contexto, Pyongyang faça o seu quinto ensaio nuclear antes da abertura do congresso.
Fonte: EXCLUSIVO da TSF
Voltar |