Toda a solidariedade com a luta dos Estivadores
07-02-2014 - Rubra
Saudamos, com especial carinho, o movimento internacional de protesto que hoje, dia 4 de Fevereiro, parou, durante duas horas, os portos da Europa em solidariedade com a justa luta dos Estivadores em Portugal.
O que está em causa nos portos é uma antiga artimanha que tem sido usada por Governo e patrões em quase todos os sectores do trabalho. Sem qualquer desejo de cortar na sua parte do lucro e com o objectivo de o maximizar, dirigem os seus recursos contra os direitos dos trabalhadores, contra a sua vida que é considerada dispensável, mesmo no caso dos sectores profissionais mais especializados, como é o caso dos estivadores.
Assim, plenamente articulados, a Mota-Engil, que tem praticamente o monopólio do negócio, e o Governo, que serve, sobretudo, os interesses das grandes empresas, com as ligações que são conhecidas, estão empenhados em despedir os trabalhadores do quadro, substituindo-os por trabalhadores precários, i.e., em plena exploração da sua força vital. Esta manobra, fraudulenta e completamente contrária ao que diz a já liberal lei do trabalho, tem a agravante de conspirar contra a integridade de todos os trabalhadores, uma vez que, aos precários colocados, falta a formação necessária para que o serviço portuário seja realizado em segurança.
A Rubra, atenta e solidária ao processo de luta dos Estivadores, junta a sua voz na defesa dos seus postos de trabalho, na denúncia das manobras fraudulentas dos patrões e do Governo, e no combate sem tréguas pelo direito a um trabalho digno e com direitos.
Voltar |