Edição online quinzenal
 
Domingo 19 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Putin: Relações com a Turquia num "beco sem saída"

27-11-2015 - TSF

Agrava-se o ambiente entre Moscovo e Ankara, três dias depois de um avião russo ter sido abatido pela Turquia, junto à fronteira com a Síria.

A Rússia já garantiu que não vai responder com uma guerra, mas o Presidente russo acusa a Turquia de estar a "arrastar" as relações entre os dois países para um impasse.

Numa cerimónia de entrega de credenciais a diplomatas em Moscovo, Vladimir Putin considerou que "parece que a liderança turca está, deliberadamente, a empurrar o relacionamento (entre ambos os Estados) para um beco sem saída".

Putin acrescenta que Moscovo ainda aguarda um pedido de desculpas da Turquia, pela decisão de abater o caça russo. O chefe de Estado russo espera também que Ankara reembolse a Rússia pelos danos causados.

Do outro lado, a Turquia reafirma que não teve qualquer intenção de atingir a Rússia, ao atingir o avião. Foi uma "reação automática", em linha com as instruções dadas aos militares, em casos de violação do espaço aéreo turco, garantiu hoje o Presidente da Turquia.

Tayyip Erdogan sublinha que as regras seguidas pelos militares são independentes de eventuais desentendimentos com Moscovo por causa da Síria. O Presidente turco afirma que Ankara vai continuar a apoiar os rebeldes sírios" "moderados", que combatem o regime de Bashar Al-Assad.

O chefe de Estado turco considera ainda "emocionais" e "impróprias de políticos", as sugestões de que os projetos com a Rússia podem ser cancelados por causa do incidente de terça-feira.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome