Edição online quinzenal
 
Sábado 11 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

IDENTIFICADO O “CÉREBRO” DO ATENTADO EM PARIS

20-11-2015 - Lusa

As autoridades francesas identificaram o belga Abdelhamid Abaaoud como o “cérebro” do atentado em Paris, noticiou esta segunda-feira a cadeia de televisão britânica Sky News.

O suspeito, Abdelhamid Abaaoud, é de origem marroquina, tem 27 anos de idade e as autoridades pensam que atualmente se encontra na Síria.

Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o belga estará ainda relacionado com o ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja. Além disso, Abaaoud estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, Bélgica.

As últimas informações dão conta de que este suspeito é de Molenbeek, subúrbio de Bruxelas já conhecido como “ninho de terroristas”, onde se realizou hoje de manhã uma forte operação policial para tentar encontrar Salah Abdelslam, o homem mais procurado no quadro deste atentado terrorista.

Terá sido em nome de Salah que foi alugada a viatura, um Volkswagen Polo preto, que transportou os bombistas suicidas até ao local do ataque desta sexta-feira.

Durante a operação, foi detido um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, mas as autoridades já indicaram que não se trata de Salah Abdeslam, ao contrário do que se tinha dito inicialmente.

De acordo com o magistrado encarregado do inquérito, François Molins, os investigadores franceses identificaram, até agora, cinco terroristas suicidas.

O primeiro, Ahmad Al Mohammad, tinha passaporte sírio e foi identificado na Grécia no mês passado. A autenticidade do documento ainda está a ser verificada.

Segue-se Samy Amimour, francês de 28 anos, nascido na periferia parisiense, que a justiça antiterrorista já conhecia e era alvo de um mandado internacional de captura desde 2013.

Salim, de 29 anos e natural de Paris é outro dos terroristas, do qual ainda não se sabe o apelido, e foi um dos três que acionou o colete de explosivos no Bataclan.

Ibrahim Abdelslam é outro dos bombistas que se fez explodir num dos locais do ataque e é irmão de Salah, ainda procurado pela polícia, e de Mohamed, detido no sábado mas que entretanto já foi libertado, avança a RTL.

Por último, Ismael Omar Mostefai, foi o primeiro autor dos ataques a ser identificado pela polícia. É alegadamente filho de mãe portuguesa e pai argelino, noticiou no domingo o New York Times, citando o presidente da câmara de Chartres.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome