800 mil pessoas chegaram à Europa desde o início do ano
06-11-2015 - N.A.
O Director executivo da Frontex alerta que o fluxo de migrantes e refugiados provavelmente ainda não "atingiu o seu pico".
O número é avançado pelo director executivo da Frontex, a agência de controlo de fronteiras europeia, ao diário alemão Bild. Fabrice Leggeri diz que este ano registaram-se 800.000 "entradas ilegais" de migrantes na União Europeia.
O responsável alerta que este fluxo provavelmente ainda não "atingiu o seu pico", e apela aos países europeus que travem os migrantes a quem foi negado asilo, para que possam "rapidamente" ser enviados de volta aos seus países de origem
Fabrice Leggeri defende, por isso, a instalação de campos de retenção para filtrar os que podem ou não entrar na Europa.
Esta quarta-feira foram encaminhadas para o Luxemburgo as primeiras famílias registadas pelas autoridades gregas. São sírios e iraquianos. Entre este grupo de refugiados há menores e portadores de deficiência.
Entretanto, foi anunciado o desmantelamento em França de uma rede de transporte de clandestinos. A rádio Europe 1 está a dizer que o grupo era formado por angariadores albaneses e um pescador francês que fazia o transporte num semi-rígido ao longo dos 40 km do Canal da Mancha.
Recebia cerca de dez mil euros por passageiro e em cada viagem a embarcação levava vinte pessoas, o dobro da capacidade.
Fonte: Europe 1
Voltar |