Rússia mantém posição de liderança no mercado de armas
06-11-2015 - N.A.
A Rússia continua sendo o segundo maior exportador de armas no mundo e constantemente consegue descobrir novos mercados, escreve o jornal suíço Finanz und Wirtschaft.
As armas russas ainda são muito competitivas no mundo inteiro, afirma a publicação. O total de contratos internacionais da Rússia alcança a marca de US$ 70 bilhões em armas fornecidas, o que significa um aumento de 13,4% em relação ao ano anterior.
Actualmente, o maior exportador do mundo são os Estados Unidos. A China ocupa a terceira posição.
De acordo com o jornal, a Rússia vem consistentemente surpreendendo seus competidores com um aumento nos números de exportação. Dez anos atrás, especialistas afirmavam que o completo militar industrial da Rússia estava ultrapassado. Apenas uns poucos analistas acreditavam na capacidade de inovação do país.
A expectativa, na época, era de que países emergentes deixariam de adquirir produtos russos porque passariam a ter produções próprias ou porque as armas russas seriam muito mais caras que as ocidentais.
Entretanto, ao longo dos últimos dez anos, a Rússia quase triplicou suas exportações no sector. Entre seus principais compradores estão Índia, Argélia, Iraque, Líbia, Peru, Uganda, Venezuela e Vietname. Os armamentos russos permanecem atractivos porque são mais baratos do que versões semelhantes ocidentais.
Segundo o jornal suíço, uma redução na exportação de armas seria dolorosa para a Rússia. Contudo, até agora não há indicações de que o país pode perder o segundo lugar na lista de exportadores mundiais.
Voltar |