Noam Chomsky: Política dos EUA está agora numa "Selvajaria pura”
24-01-2014 - HUFF POST LIVE
Autor e activista Noam Chomsky disse que a controvérsia no Congresso sobre estender o subsídio de desemprego é uma prova de que a política americana desceu à loucura.
"A recusa em fornecer os padrões de vida muito mínima para as pessoas que se prendem com esta monstruosidade - que é apenas pura selvajaria", disse Chomsky durante uma entrevista com HuffPost ao vivo. "Não há outra palavra para isso."
Chomsky é um intelectual americano líder conhecidos no início de seu trabalho académico no campo da linguística. Ele se tornou um activista influente e pensador político progressista. HuffPost vai publicar trechos de sua entrevista com Chomsky ao longo da próxima semana.
Republicanos perseguindo os cortes de subsídios, bloquearam um acordo para estender o subsídio de desemprego durante as negociações do orçamento em Dezembro. Na terça-feira, um punhado de republicanos juntaram democratas do Senado para fazer avançar um projecto de lei restabelecendo os benefícios para três meses, mas o acordo enfrenta uma difícil batalha na Câmara controlada pelo Partido Republicano.
Chomsky disse que crise económica recente, no entanto, não são fenómenos isolados, mas sim o produto de décadas de políticas económicas prosseguidas pelas elites americanas. Algumas das principais mudanças incluíram a assinatura de tratados da Organização Mundial do Comércio, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte e da desregulamentação das grandes indústrias, disse ele.
"O problema geral e muito grave na economia que está nos olhando na cara ... que não tem nada a ver com maçãs podres no Congresso", disse Chomsky. "Estes são problemas estruturais profundas que têm a ver com, com efeito, o assalto neoliberal sobre a população, não apenas dos Estados Unidos, mas do mundo, que vem ocorrendo desde à muito tempo. Há áreas que escaparam, mas é muito amplo. "
Chomsky disse HuffPost que interesses corporativos dominam a agenda política do Partido Democrata, e citou a observação do erudito conservador Norm Ornstein que o Partido Republicano tem de "se afastara do espectro" e não funciona mais como uma entidade parlamentar séria.
"Ele costumava dizer anos atrás que os Estados Unidos são um Estado de partido único - o partido dos negócios - com duas facções, democratas e republicanos", disse Chomsky. "Isso já não é verdade Ainda é um estado de partido único -. Partido negócio -. Mas agora ele só tem uma facção E não é Democratas, é republicanos moderados Os chamados Novos Democratas, que são a força dominante no. o Partido Democrático, são muito bonito o que costumava ser republicanos moderados um par de décadas atrás. E o resto do Partido Republicano acaba se afastando do espectro ".
Voltar |