Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Representante da China na ONU pede fim do embargo contra Cuba

30-10-2015 - Rafael Lima

O representante da China na ONU, Liu Jieyi, exortou os Estados Unidos a darem um fim às décadas de embargo contra Cuba.

Liu fez as declarações ontem, pouco antes da Assembleia Geral da ONU aprovar por unanimidade uma resolução sobre a questão.

Liu disse que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adoptada em Setembro, abriu novas perspectivas, apresentou novas oportunidades e definiu novas metas para o desenvolvimento global e para o desenvolvimento da cooperação internacional.

"Sob estas novas circunstâncias, é necessário acabar imediatamente com o embargo e as sanções económicas contra Cuba," disse.

Esta foi a vigésima quarta vez consecutiva que a Assembleia Geral aprovou a resolução de Cuba, apresentada anualmente, apelando para o fim do embargo económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha.

Esta foi a vez em que a resolução teve o maior número de apoiantes. No total, 191 Estados membros votaram a favor da resolução. Apenas os Estados Unidos e Israel votaram contra.

O enviado chinês disse que é lamentável o fato de o embargo americano contra Cuba ainda estar em vigor, afirmando que as sanções causaram enormes perdas económicas e financeiras a Cuba, dificultando os esforços do povo cubano para eliminar a pobreza, promover o desenvolvimento económico e social, e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

"O embargo vai contra o direito do povo cubano à sobrevivência e ao desenvolvimento, e tem prejudicado as interacções económicas, comerciais e financeiras de Cuba com outros países," acrescentou Liu.

A China sempre defendeu o respeito ao direito dos países de escolherem autonomamente os seus sistemas sociais e os caminhos para o seu desenvolvimento, se opondo ao uso unilateral de meios militares, políticos e económicos contra outros países, disse o representante chinês na ONU.

Em Julho deste ano, os Estados Unidos e Cuba restabeleceram relações diplomáticas, dando um passo importante para a normalização das relações entre os dois países.

"Esperamos que os Estados Unidos rescindam completamente a política de bloqueio económico e as sanções contra Cuba e que os dois lados restabeleçam o padrão normal de relações em sintonia com os propósitos da Carta das Nações Unidas e os princípios básicos das relações internacionais," disse.

Liu observou também que o fim do embargo é de interesse comum dos Estados Unidos e de Cuba, bem como dos povos dos dois países. Ele também afirmou que o fim das sanções irá ajudar na estabilidade e desenvolvimento do continente americano e para o desenvolvimento da comunidade internacional.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome