Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Primeiro-ministro grego anuncia demissão

21-08-2015 - RR

Tsipras reconhece, num discurso televisivo, que: "Não alcançámos tudo aquilo que prometemos, mas salvámos o país”.

O primeiro-ministro grego demite-se, apela à convocação de eleições antecipadas e espera ser reconduzido.

Numa comunicação ao país pela televisão, Alexis Tsipras apela ao povo para decidir o que fazer no futuro imediato. “Decidi apresentar a demissão do Governo. As pessoas terão de decidir novamente se querem que o país seja representado com coragem, têm de decidir se este acordo pode dar um estímulo à nossa economia, terão de decidir quem é aquele que vai conduzir a Grécia para o futuro”, disse.

“Sei que não alcançámos tudo aquilo que prometemos, mas salvámos o país” e tentámos governar de “uma maneira diferente”.

O primeiro-ministro grego lembra que ele e o seu Executivo fizeram “tudo o que podíamos para salvar a Grécia”. Agora “temos um acordo de três anos e mais dinheiro” e tenho "orgulho nas batalhas que travámos". No entanto, acrescenta que "houve outros que exigiram voltar ao Dracma, alguns do nosso próprio partido".

Em cerca de 10 minutos, Tsipras referiu o que será necessário fazer em negociações com os credores. “Temos de negociar um melhor alívio para a dívida e temos de decidir quem vai fazer as reformas necessárias”, acrescenta.

Numa frase que já parece o lançamento de campanha, Alexis Tsipras refere: "Apesar das dificuldades estou optimista. Os dias bons chegarão e, por isso, apelo ao vosso voto para governar, agora que estamos mais preparados".

Tsipras recorda, entretanto, que foram difíceis as negociações com os credores: “Exigiam mais cortes nas pensões, privatizações, mas não aceitámos. Em relação ao mercado de trabalho não vamos aceitar cortes adicionais no sector público e nos hospitais”.

O líder demissionário acrescenta que “concordámos num alívio da austeridade”, mas que vai ser preciso "combater a corrupção e a fuga aos impostos". Será também necessário construir "um Estado mais amigos dos cidadãos".

Tsipras vai ainda esta quinta-feira reunir-se com o Presidente da República. Ainda não há data oficial para as eleições, mas a data que tem sido apontada pelos meios de comunicação gregos é 20 de Setembro.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome