Turquia espera resposta firma da NATO contra o terrorismo
31-07-2015 - Sónia Santos Silva
A pedido da Turquia, a NATO reúne-se esta terça-feira para debater a crescente tensão entre Ancara e os rebeldes curdos e o grupo terrorista Estado Islâmico. Antes deste encontro, o presidente turco manifestou esperança de que sejam adotadas as medidas necessárias contra o terrorismo.
A luta contra o terrorismo é para continuar. O presidente da Turquia garante que não será dado nenhum passo atrás. Numa conferência de imprensa, em Ancara, Erdogan fez questão de dizer que este é um processo que está em curso e do qual não vai desistir, prometendo determinação até ao fim.
Assim, e pouco antes do início da reunião extraordinária da NATO, em Bruxelas, onde vai ser debatida a crescente tensão na fronteira entre a Turquia e a Síria, Erdogan manifestou uma esperança em forma de recado. O presidente turco espera que os países da Aliança Atlântica declarem estar preparados para tomar todas as medidas necessárias no combate ao terrorismo.
Para consumo interno, o chefe de Estado da Turquia avisou a oposição que os líderes políticos que são aliados de grupos terroristas devem pagar um preço por isso. E na visão de Erdogan, as contas devem ser acertadas na justiça, por isso defende o levantamento de imunidade para que os políticos possam ser confrontados com as ligações a este tipo de grupo.
Antes mesmo de qualquer posição mais dura da NATO contra o Estado Islâmico, a Turquia decidiu criar um corredor de segurança para permitir o retorno dos refugiados sírios. Estima-se que tenham chegado a solo turco perto de dois milhões de sírios que fugiram da guerra.
Fonte: TSF
Voltar |