Comunicado de solidariedade da Plataforma Auditoria Cidadã da Dívida com a comissão da verdade sobre a dívida Grega
24-04-2015 - PACD
Plataforma Auditoria Cidadã da Dívida do Estado espanhol (PACD) quer dar o seu firme apoio para o lançamento da auditoria da dívida grega, um longo processo que visa identificar a parte ilegal, ilegítima, odiosa ou insustentável da mesma. A auditoria tem um grande grupo de activistas e especialistas gregos e com a participação activa da PACD através do nosso parceiro Sergi Cutillas, também um membro do Observatório da Dívida da Globalização (ODG) e co-autor do livro "Por que Não devemos pagar a dívida ".
Este processo contará com a presença dos movimentos sociais através de alguns dos seus representantes: Maria Lucia Fattorelli, que participaram do comité de auditoria da dívida nacional e coordenador da Comissão de Auditoria da Dívida Cidadã no Brasil (Auditoria Cidadã da Dívida Equador dá ); Olivier Bonfond membro economista da Auditoria Cidadã da Dívida na Bélgica (acide); Michel Husson (Conselho Científico da ATTAC França) e Patrick Saurin (SUD BPCE e CADTM França), ambos membros do Colectivo francês para auditoria da dívida pública dos Cidadãos. Notamos também a participação de Cephas Lumina, ex-relator especial das Nações Unidas sobre os efeitos da dívida no exercício dos direitos humanos e Margot Salomon, director do centro legal da Escola de Economia de Londres, assim como muitos outros especialistas, economistas, cientistas políticos e advogados. A comissão será coordenada por Eric Toussaint, porta-voz internacional CADTM.
Este 4 de Abril de 2015 foi um dia histórico para os movimentos sociais que lutam por justiça para o povo e contra o pagamento de uma dívida que os submete: o Presidente do Parlamento da Grécia, Zoe Konstanstopoulou, abriu a reunião inaugural da comissão de auditoria da dívida, também chamada Comissão da verdade sobre a dívida, que contou com a presença do Presidente da República, Prokopis Pavlopoulos e o primeiro-ministro Alexis Tsipras. A presença nesse encontro de uma dúzia de ministros do novo governo grego é especialmente relevante, como disseram os seus ministérios iriam apoiar activamente a auditoria.
A partir de agora, vamos continuar atentos à evolução do trabalho da comissão da verdade sobre a dívida, para transmitir a informação para o povo espanhol e para incentivar a mobilização em torno do trabalho de auditoria cidadã que também começou aqui no Estado espanhol. O que acontece na Grécia tem o significado sobre o que pode acontecer nestas terras e o seu impacto.
Apoiamos a auditoria da dívida grega e da intenção de seu governo para promover a participação dos cidadãos: é muito mais a corrida para desvendar o processo de geração de uma dívida tão colossal, mas estamos convencidos de que qualquer ferramenta para facilitar a transparência do processo e acesso dos cidadãos à informação, servirá para preparar o caminho para uma sociedade livre de dívidas ilegítimas e subjugação.
Agora mais do que nunca, nos solidarizamos com esta comissão da verdade e do povo grego contra o pagamento da dívida ilegítima, desumana e insustentável, o que dificulta seriamente o desenvolvimento de opções de política social sufragadas nas urnas em 25 de Janeiro.
Vamos acompanhar neste processo a Grécia, e também o estamos promovendo no Estado espanhol. Estamos nos preparando para auditar as nossas contas, exigir transparência e também rejeitar dívidas ilegais, ilegítimas, odiosas ou insustentáveis que não beneficiaram os cidadãos, mas beneficiando sim os credores.
Se reclamarão reparos aos responsáveis pelo sobre-endividamento ilegítimo, que serve de pretexto para a implementação de uma reivindicação selvagem e austeridade mortífera.
Só pagaremos o que realmente devemos. Como a maior parte da dívida não é nossa; é ilegítima. Exigimos uma moratória, auditoria cidadã e indemnizações já!
Solidariedade com o povo grego e todos os povos debaixo de uma dívida que nos escraviza e nos impede de viver em uma democracia.
A Auditoria Cidadã da Dívida, não devemos, não pagamos.
Fonte: Global Research
Voltar |