Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 16 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Eurogrupo dá luz verde à Grécia

27-02-2015 - SIC/Lusa

O Eurogrupo chegou na terça-feira a acordo com a Grécia, para a continuação do programa de assistência, com base no plano de reforma proposto por Atenas. O anúncio foi feito pelo comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis. O FMI e o BCE também aprovam a lista de medidas, mas com algumas reservas.

"A lista de reformas da Grécia é considerada suficientemente completa para ser um ponto de partida", disse o comissário no Twitter, no final de uma teleconferência com os 19 ministros da zona do euro.

Com esta decisão formal, podem iniciar-se as formalidades exigidas em Estados-membros como a Alemanha, onde a decisão tem que ser ratificada pelo parlamento.

Entretanto, Valdis Dombrovskis e o comissário para os Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, já tinham afirmado hoje, numa carta enviada ao executivo grego, que a Comissão Europeia quer que a Grécia aplique rapidamente as reformas com as quais se comprometeu na reunião de sexta-feira do Eurogrupo,

Os comissários - que representam o executivo comunitário no Eurogrupo - reiteram ainda que Atenas "deve evitar qualquer recuo nas medidas e alterações unilaterais às políticas e reformas estruturais que possam ter impacto negativo nas metas orçamentais, na recuperação económica o uma estabilidade financeira, tal como foi avaliado pelas instituições".

As reservas do BCE

O Banco Central Europeu aprovou hoje as medidas propostas pela Grécia, considerando que são "um ponto de partida válido" para o processo de revisão, mas coloca algumas reservas. Numa carta enviada ao presidente do Eurogrupo, Mario Draghi afirma que o documento entregue por Atenas, numa primeira leitura, "cobre um vasto leque de áreas de reforma", pelo que "é suficientemente abrangente para ser um ponto de partida válida para a conclusão bem sucedida da revisão".

Na missiva endereçada a Jeroen Dijsselbloem, Dragui acrescenta que o tempo disponível para apreciar a proposta foi insuficiente para uma análise das propostas concretas e dos compromissos do Governo grego no que respeita ao crescimento, às finanças públicas e à estabilidade financeira.

No entanto, o responsável máximo do BCE sublinha que as bases para a conclusão da atual revisão e de futuros compromissos são "o atual Memorando de Entendimento e o Memorando de Políticas Económicas e Financeiras", chamando a atenção para o facto das medidas propostas agora por Atenas serem "diferentes do atual programa de compromissos em várias áreas".

"Nesses casos, vamos ter de analisar, durante a revisão, quais são as medidas que não são aceites pelas autoridades e que são substituídas por medidas de igual ou melhor qualidade, para que se atinjam os objetivos do programa", avisa Mario Draghi.

FMI aprova lista de medidas apresentada por Atenas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também aprovou hoje as medidas apresentadas pelo Governo grego. Numa carta enviada pela diretora-geral do FMI ao presidente do Eurogrupo, Christine Lagarde afirmou que a lista elaborada pelas autoridades gregas no fim de semana como contrapartida para a extensão por quatro meses do programa de financiamento "cobre os tópicos que devem estar na agenda do novo Governo".

"Por isso, estamos claramente em condições de apoiar a conclusão de que a lista 'é suficientemente ampla para ser um ponto de partida válido para a conclusão bem-sucedida da revisão', como pedido pelo Eurogrupo na última reunião", escreve a Lagarde na missiva dirigida a Jeroen Dijsselbloem.

Ainda assim, o FMI destaca que a lista "não é muito específica"

Na sexta-feira passada, o Eurogrupo aprovou o prolongamento, por quatro meses, da assistência financeira à Grécia.

SIC/Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome