Brasil e China assinam acordo para desenvolvimento de foguetőes
12-12-2014 - N.A.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Clélio Campolina, assinou, na terça-feira, 9, um acordo com a Administração Espacial Nacional da China, visando o desenvolvimento conjunto de foguetões de lançamento espacial, noticia a imprensa brasileira.
O acordo de colaboração, “válido por um período de 10 anos”, foi assinado antes do ministro brasileiro regressar ao seu país, depois de ter acompanhado, em Pequim, a recepção das primeiras imagens enviadas pelo satélite sino-brasileiro CBERS-4, cujo lançamento ocorreu no passado dia 7 de Dezembro.
Neste sentido, Campolina diz que o acordo coloca a possibilidade de os dois países poderem executar conjuntamente um programa de desenvolvimento de foguetões de lançamento, “uma vez que o Brasil tem trabalhado mais na construção de satélites e a China no desenvolvimento de veículos de lançamento”.
Na China desde a passada quinta-feira, 4, o ministro brasileiro também esteve reunido com o seu homólogo chinês, Wan Gang, com o qual preparou o 2º Diálogo de Alto Nível Brasil/China em Ciência, Tecnologia e Inovação, que decorrerá em Brasília, no primeiro semestre de 2015.
Fonte: Macauhub
Voltar |