ONU quer levar dirigentes da Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional
21-11-2014 - N.A.
Um painel da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelos Direitos Humanos, pediu, na terça-feira, 18, ao Conselho de Segurança da ONU, que considere levar a Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a humanidade.
A votação ocorreu após a divulgação, em Fevereiro, de um relatório da Comissão de Inquérito da ONU, onde vinham detalhadas amplas violações dos Direitos Humanos na Coreia do Norte, incluindo campos de prisioneiros, tortura sistemática, fome e mortes comparáveis às atrocidades da era nazi.
A resolução, aprovada pela Terceira Comissão da ONU, relacionou os supostos abusos com as políticas de liderança norte-coreanas e apelou ao Conselho de Segurança que considere a aplicação de sanções contra os responsáveis.
Apesar desta votação ser um passo importante e colocar alguma pressão sobre a Coreia do Norte, o processo é, em grande parte, simbólico. Com efeito, é improvável que conduza a uma acção no TPI, entidade sedeada em Haia, Holanda, e que supervisiona casos de abusos graves, nomeadamente o genocídio e outros crimes contra a humanidade.
Neste sentido, alguns diplomatas disseram que a China, aliada da Coreia do Norte, provavelmente usará o seu poder de veto no Conselho de Segurança para impedir que o país seja levado ao TPI.
Fonte: Reuters
Voltar |