Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Carro movido a água salgada já tem autorização para circular na Europa

21-11-2014 - N.A.

Com um aspecto de carro desportivo saído do vídeo-jogo “Need for Speed”, com portas que abrem para cima, um motor em cada roda, este carro chega a 100 km/h nuns incríveis 2,8 segundos e é movido a água do mar. Chamado de QUANT e-Sportlimousine, este veículo foi apresentado durante o Salão de Genebra, em Março do corrente ano, e, recentemente, ganhou uma licença para circular pelas estradas de toda a Europa.

O projecto é da empresa nanoFlowCell que testa o uso de baterias químicas em automóveis. Assim como uma bateria de hidrogénio, o líquido electrólito passa por uma membrana existente no tanque, criando uma corrente eléctrica que é armazenada e distribuída por super capacitadores. Cada tanque tem capacidade para até 200 litros de água salgada o que corresponde a uma autonomia de aproximadamente 600 km.

Trata-se de um carro desportivo que, além de usar uma bateria de energia limpa ainda em fase experimental, chega a uns fantásticos 378 km/h. Ao ser autorizado para circular pela Europa, a empresa pretende optimizar a tecnologia empregada no veículo e testar a bateria química para, quem sabe, implementá-la também em carros não desportivos. O modelo ainda não tem data de lançamento confirmada ou preço definido, embora o valor do QUANT e-Sportlimousine esteja estimado em 1,7 milhões de dólares.

Mas nem só de energia limpa e alta velocidade se faz esse carro. Veja aqui o vídeo de apresentação do QUANT e-Sportlimousine( http://www.youtube.com/watch?v=RqLpqR0SPnQ ).

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome