Edição online quinzenal
 
Domingo 31 de Agosto de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“O sistema está sobrecarregado”. Conflito Israel-Irão pode já estar perto do fim

20-06-2025 - Zap

Israel conseguirá manter a sua defesa anti-míssil por mais 10 a 12 dias, dizem os especialistas. Depois disso, a capacidade de defesa complica-se.

O jornal financeiro The Marker estima que Israel gasta cerca de 250 milhões de euros cada noite só em defesa contra os mísseis iranianos desde o início do conflito armado na passada sexta feira, que ainda não mostrou sinais de abrandamento. Mas isso pode estar prestes a mudar.

Esta quinta feira, um hospital israelita foi atacado, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu “exigir o preço total dos ataques”.

Mas, de acordo com o The Washington Post, sem reabastecimentos dos Estados Unidos ou maior envolvimento das forças norte-americanas, algumas análises projetam que Israel apenas conseguirá manter a defesa anti-míssil por mais 10 a 12 dias. Depois disso, poderá não conseguir manter a capacidade bélica.

E já no finald esta semana,de acordo com fontes com conhecimento das avaliações de inteligência dos EUA e de Israel, as forças armadas poderão já ter de começar a racionar armamento.” Terão de escolher o que querem intercetar”, explica a fonte. “O sistema já está sobrecarregado”.

Tal Inbar recorda que, em 2014, Israel promoveu um cessar-fogo com o Hamas dias antes de esgotar os seus intercetores de defesa aérea. O nível das reservas destes intercetores é um tema altamente sensível em Israel, mas “pode voltar a ser um fator num eventual cessar-fogo”, explica o especialista de guerra israelita.

Jim Lamson, ex-analista de inteligência especializado em munições iranianas, afirma que as capacidades iranianas de mísseis continuarão a diminuir, uma vez que Israel está agora a atacar as instalações de produção.

“Assumindo que o regime não muda, ou que não concordam em abdicar dos mísseis como parte de um cessar-fogo, vão ter enormes dificuldades em reconstituir as forças de mísseis balísticos“, assegura. “Muito dependerá da capacidade de Israel em danificar ou destruir essas instalações de produção”.

ZAP //

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome