Edição online quinzenal
 
Terça-feira 7 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ONU anuncia plano de 8 mil milhões de dólares contra guerra e terrorismo em África

31-10-2014 - N.A.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial (BM) anunciaram o lançamento de um plano de segurança e estabilização avaliado em oito mil milhões de dólares, visando a luta contra a seca, a guerra e o terrorismo na região do Corno de África (África Oriental).

O anúncio foi feito na segunda-feira, 27, em Addis Abeba, Etiópia, pelo secretário-geral da ONU e pelo presidente do BM, Ban Ki-moon e Jim Yong Kim, respectivamente.

Segundo os responsáveis, o lançamento da estratégia regional para restabelecer uma paz duradoura e a estabilidade deverá, a médio prazo, permitir à região leste-africana obter financiamentos suplementares para lutar contra a seca e fome.

“Estamos unidos para apoiar África. A nossa visita à Região dos Grandes Lagos trouxe um apoio oportuno aos países desta sub-região. Esperamos fazer o mesmo no Corno de África, uma região que enfrenta um período de seca e actos de terrorismo, embora não deixe de ser igualmente uma zona de actividade económica dinâmica”, salientou Ban Ki-moon.

A estratégia de estabilização regional baseia-se no reforço das trocas comerciais na região da África Oriental, nomeadamente na facilitação da construção de estradas que liguem a Etiópia à vizinha Somália.

Assim, no âmbito deste plano, os dois responsáveis, acompanhados por outras personalidades, reúnem-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Corno de África, a fim de discutirem sobre a estabilidade da região, afectada por uma série de ataques terroristas na Somália e no Quénia e, ainda, pela guerra em curso no Sudão do Sul.

Fonte: Panapress

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome