Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Rússia adverte o Ocidente que enviar F-16 para a Ucrânia 'apresenta riscos enormes'

26-05-2023 - Ashleigh Furlong

Kiev pressionou seus aliados a fornecer aeronaves de combate modernas para a defesa da Ucrânia contra a invasão russa.

O esforço do Ocidente para potencialmente enviar caças modernos para a Ucrânia “apresenta riscos enormes”, alertou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, no sábado, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS.

Os comentários do ministro em entrevista à TASS vêm após os EUA apoiarem  um esforço internacional conjunto para treinar pilotos ucranianos para usar caças modernos, incluindo F-16. Isso também pode abrir caminho para o envio de jactos de combate ocidentais avançados para a Ucrânia, de acordo com um alto funcionário do governo. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, saudou a decisão dos EUA em um twítte na sexta-feira, dizendo que “vai melhorar muito nosso exército no céu”. Ele acrescentou que conta discutir “a implementação prática dessa decisão” na cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão. 

“Podemos ver que os países ocidentais continuam presos a um cenário de escalada, que traz enormes riscos para eles”, disse Grushko na entrevista. “De qualquer forma, levaremos isso em consideração ao fazer planos. Temos todos os meios necessários para atingir os nossos objectivos”, acrescentou. 

A decisão dos EUA segue um esforço conjunto da Ucrânia  para fazer com que seus aliados forneçam seus militares com jactos modernos, em particular os F-16 fabricados nos EUA.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome