Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O SIGNIFICADO DA GUERRA NA UCRÂNIA PARA A EUROPA

13-05-2022 - Joschka Fischer

Embora a primavera esteja chegando à Europa, o continente parece ter voltado a alguns dos momentos mais frios da Guerra Fria. De facto, a invasão russa da Ucrânia não apenas encerrou um longo período de paz na Europa, mas também a ordem de segurança europeia da qual a paz dependia.

Claro que não foi algo repentino.  Quase oito anos antes de enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de Fevereiro, a Rússia anexou a Crimeia e lançou uma guerra paralela na região de Donbass. Desde então, as pessoas lutam e morrem violentamente no leste da Ucrânia, enquanto o mundo observa o Kremlin tentar "cortar" um estado soberano cortando províncias dele.

Desde 2014, o quadro europeu para a paz existe apenas no papel, onde perdurou graças às ilusões dos europeus ocidentais sobre as intenções políticas russas.  A ordem europeia anterior, que se baseava na absoluta integridade das fronteiras, foi substituída por uma forma mais antiga de política europeia de grande potência, onde as zonas de influência são reivindicadas unilateralmente pela força. A ameaça de outra Grande Guerra voltou então à Europa e surpreendeu os europeus politicamente, militarmente e, sobretudo, psicologicamente.

Embora não possamos saber quando ou como a guerra de agressão do presidente russo Vladimir Putin terminará, esse retorno à antiquada política de poder abre três cenários possíveis. Em primeiro lugar, a Rússia poderia ter sucesso em eliminar a Ucrânia como um estado independente e soberano. Isso levantaria imediatamente questões existenciais para os países vizinhos, que incluem não apenas a Moldávia e a Geórgia, mas também a Polónia e os países bálticos, membros da OTAN. Se eles arrastarem a OTAN para um conflito directo com a Rússia, a guerra se espalharia rapidamente para uma escala continental. Dado o risco crescente de um conflito nuclear, toda a Europa democrática estaria ameaçada.

No segundo cenário, Putin não consegue subjugar a Ucrânia mesmo depois de usar os meios militares mais brutais à sua disposição. A Ucrânia sobreviveria como um estado soberano graças à coragem de seu povo e às armas e assistência financeira fornecidas pelo Ocidente. Mas como a actual liderança russa ainda estaria no comando, o melhor que se poderia dizer é que a Ucrânia não teria perdido e Putin não teria vencido.

No terceiro cenário, haveria uma espécie de trégua baseada em algum tipo de compromisso negociado. No momento, no entanto, essa opção parece a menos provável, dadas as atrocidades cometidas pelos militares russos em Bucha e em outros lugares.

Embora o primeiro cenário seja certamente o pior do ponto de vista europeu e ocidental, todos os três impedem o retorno ao status quo anterior. A paz exige confiança, e é impossível imaginar que a confiança possa ser restaurada enquanto Putin permanecer no poder e a Rússia continuar a deslizar para o totalitarismo.

Enquanto isso, as fronteiras da Europa Oriental permaneceriam sob ameaça perpétua de altercações quentes, frias e híbridas.  Como parte de sua resposta mais ampla, a Europa teria que combater a chantagem nuclear russa. Isso significa desenvolver uma estratégia própria de dissuasão nuclear, algo que actualmente carece de credibilidade.

A questão nuclear por si só demonstra que o actual desafio para a Europa atingiu escala suficiente para se tornar um marco. Desde que Putin lançou sua guerra de agressão, o fortalecimento das capacidades defensivas e dissuasivas europeias tornou-se uma prioridade. Além disso, embora esse processo deva ser implementado no contexto da OTAN, a presidência de Donald Trump nos Estados Unidos deixou claro que os europeus também devem estar preparados para resolver o problema por conta própria.

Acima de tudo, os europeus não devem alimentar ilusões. Agora que Putin destruiu o quadro de paz europeu, a guerra – e a mentalidade guerreira – voltaram ao continente. A nova realidade europeia será caracterizada por riscos políticos contínuos, corridas armamentistas e o perigo sempre presente de um conflito frio se transformando em um conflito quente.

Mudanças profundas e de longo alcance estão chegando para a União Europeia após esta virada histórica. Com a ameaça militar contra a Europa da Rússia de Putin, a UE deve se transformar em um actor geopolítico com fortes capacidades de dissuasão, mantendo suas forças tradicionais como mercado comum e comunidade jurídica. Para manter a vantagem tecnológica, terá que fazer muito mais do que apoiar a inovação e aumentar sua capacidade local de alta tecnologia.

Politicamente, o centro de gravidade da UE mudará para leste e a relação entre a UE e a OTAN será muito mais próxima.  As relações entre Washington e Bruxelas também devem ser. Afinal, sem o poderio militar dos EUA, a Europa provavelmente não teria feito nada em resposta à guerra de Putin. A protecção militar americana continuará indispensável por muito tempo, mas dada a possibilidade de outra presidência de Trump (ou alguém como ela), os europeus não têm falta de motivos para aumentar suas contribuições para a segurança transatlântica.

Enquanto espera o melhor, a Europa deve preparar-se para o pior. Poucos de nós que estão vivos hoje se lembram do pior. Houve aqueles que viveram suas vidas inteiras em paz e prosperidade.  É tempo de defender a Europa que o tornou possível.

JOSCHKA FISCHER

Joschka Fischer, ministro das Relações Exteriores da Alemanha e vice-chanceler de 1998 a 2005, foi líder do Partido Verde alemão por quase 20 anos.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome