OMS diz que o mundo está mal preparado para o ébola
17-10-2014 - N.A.
É “a mais grave emergência dos tempos modernos” e revela que o mundo está mal preparado para responder a uma emergência sanitária crítica, afirma a directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan.
“O mundo está mal preparado para responder a qualquer emergência sanitária sustentada e severa”, salientou Chan num discurso, lido por um representante da OMS, durante uma reunião de responsáveis de saúde do Pacífico Ocidental, em Manila.
A responsável máxima da organização mundial destacou, ainda, que esta constatação não se refere apenas ao surto de ébola na África Ocidental, mas a qualquer outra emergência da mesma magnitude.
O actual surto, considerou, é a maior emergência sanitária da nossa era. “Na minha longa carreira na saúde pública, que incluiu lidar com surtos de H5N1 e SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Hong Kong e com a pandemia de gripe na OMS, nunca vi um assunto que atraia tanto interesse mediático mundial. Nunca vi um problema de saúde que provoque tanto medo e terror fora dos países mais afectados.
Nunca vi uma doença contagiosa que contribua tão fortemente para o potencial fracasso de um Estado”, afirmou Margaret Chan.
Segundo dados divulgados esta sexta-feira, 10, pela OMS, o vírus ébola já matou 4033 pessoas em sete países, sendo a Libéria o mais afectado, com 2316 óbitos.
Fonte: A Semana
Voltar |