Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Libertação

29-01-2021 - Jeffrey D. Sachs

Ao celebrar a libertação do desgoverno de Donald Trump, não podemos nos esquecer que a presidência de Trump encarnou a crua política da supremacia branca dos EUA. Muitas vezes ele falava como um governador segregacionista do sul dos anos 1960 ou, depois de perder as eleições de 2020, como um senador separatista às vésperas da Guerra Civil. Para sustentar a vitória sobre a política destrutiva de Trump, precisamos superar o racismo que o levou ao poder. Esse urgente desafio se impõe não apenas aos Estados Unidos, mas a todas as sociedades multiétnicas em todo o mundo.

Trump seduziu um segmento da sociedade americana – branco, mais velho, menos escolarizado, sulista e do oeste, suburbano e rural, cristão evangélico – com a ideia de que eles poderiam recuperar o passado racista dos EUA. Esse grupo de eleitores, cerca de 20-25% dos adultos americanos, tornou-se a ferrenha base de Trump nas eleições de 2016. Essa base foi grande o suficiente para que Trump conquistasse o Partido Republicano e, em seguida, gritasse até obter a vitória no Colégio Eleitoral, apesar de perder no voto popular por três milhões.

Outras peculiaridades da política americana possibilitaram a vitória de Trump em 2016. Caso uma alta proporção de americanos votasse, como em países onde o recenseamento de eleitores é automático e o voto é encorajado ou mesmo obrigatório, Trump não teria chegado nem perto da vitória em 2016. Mas os impedimentos para votar que pesam sobre os afro-americanos, os pobres e os jovens fazem parte da política americana há muito tempo, e seu objectivo é manter a supremacia política e económica dos brancos ricos. Em suma, seu objectivo é permitir a eleição de nomes como Trump.

A política vulgar de Trump demonstrou a persistência de seu apelo racista aos evangélicos brancos mais velhos e também a alguns eleitores mais jovens, como aqueles que invadiram o Capitólio em 6 de Janeiro e ameaçaram linchar o vice-presidente Mike Pence por não impedir a confirmação da vitória de Joe Biden no Colégio Eleitoral. Poucos especialistas enfatizaram a continuidade da nostalgia racista de Trump com a política semelhante de Ronald Reagan, que usou o slogan quase idêntico –  “Vamos fazer os EUA grandes de novo” – com o mesmo propósito.

No entanto, a política racista não é apenas um problema americano, embora os EUA tenham sido excepcionalmente afectados por ela desde suas origens como sociedade esclavagista.  O estilo político de Trump encontra correspondentes em outros países multiétnicos onde o racismo molda de forma semelhante as estruturas do poder.

Vejamos o primeiro-ministro israelita Binyamin Netanyahu, outro político corrupto e manipulador. Netanyahu manteve o poder denegrindo os árabes israelitas e negando a justiça mais básica ao povo palestiniano.  Os evangélicos brancos americanos têm tido profunda afinidade com a direita israelita, e Trump e Netanyahu compartilham da mesma política de exclusão.

Ou vejamos, então, o brasileiro Jair Bolsonaro, amplamente conhecido como o “Trump dos Trópicos”. Aqui, também, a conexão com Trump é mais do que apenas estilo e temperamento. Grupos evangélicos brancos americanos se reconheceram em Bolsonaro e trabalharam assiduamente para ajudá-lo a ganhar as eleições. Bolsonaro agora governa atacando a cultura afro-brasileira e as populações indígenas do Brasil.

Ou analisemos o estreito relacionamento entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. Alguns afirmam que Putin possui kompromat (material comprometedor) sobre Trump. Outros vêem interesses financeiros compartilhados. Mas outra parte da história é a óbvia afinidade política. Um ingrediente importante do sucesso de Putin foi lembrar aos russos étnicos que eles são os verdadeiros líderes da sociedade multiétnica da Rússia. O abraço político de Putin à Ortodoxia Russa espelha o abraço político de Trump ao angelicalismo branco.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tem sido outro admirador de Trump, e os dois trocaram elogios mútuos durante a visita de Trump à Índia em 2020. A base de Modi inclui nacionalistas hindus de extrema direita que pregam o ódio contra a população de minoria muçulmana da Índia. A ocupação militar da Caxemira de maioria muçulmana pelo governo Modi em 2019 gerou pouca preocupação internacional, mas oferece um claro exemplo de repressão étnica violenta para ganho político interno.

Infelizmente, o chauvinismo étnico pode ser encontrado em quase todas as sociedades multiétnicas. Não é por acaso que Trump realmente elogiou a repressão  da China à  população Uigur, principalmente muçulmana, na província de Xinjiang. Da mesma forma, a expulsão violenta de Mianmar da população muçulmana Rohingya gerou principalmente silêncio por parte do governo Trump.

Se existe uma constante na política racista em todo o mundo, é essa perseguição quase universal às populações indígenas. Em todo o mundo, os povos indígenas foram roubados de suas terras, forçados à servidão, brutalmente assassinados e empurrados para a pobreza por colonos que chegaram depois. No entanto, essa expropriação nunca foi suficiente para os conquistadores. Além de infligir danos e até genocídio, os conquistadores também culparam os povos indígenas por suas desgraças, denunciando-os como preguiçosos, indignos de confiança e perigosos porque suas terras estavam sendo roubadas.    

No entanto, também há boas notícias. A derrota de Trump e a vergonhosa desonra pública dos EUA que se deparou com os insurrecionistas no Capitólio, contém a lição de que sempre podemos ir além de nossos piores instintos, medos e preconceitos. Os racistas brancos nos Estados Unidos estão perdendo o controle do poder, e eles sabem disso. Os tempos realmente estão mudando. O povo americano tirou Trump do poder. Um dia antes da insurreição, os eleitores da Geórgia elegeram um afro-americano e um judeu como senadores dos Estados Unidos – ambos os primeiros para o estado e que chegaram às custas de dois candidatos pró-Trump. 

A partida de Trump é, portanto, uma oportunidade para um novo começo, não apenas na sociedade dos Estados Unidos profundamente ferida, mas em divididas sociedades multiétnicas em todos os lugares. Não há desculpa em lugar nenhum para governar pelo ódio racial e pelo chauvinismo étnico. Na era pós-Trump, os governos em todos os lugares deveriam expulsar os monstros do ódio.

O mundo também deveria olhar para trás na história para nos ajudar a seguir em frente. Em 1948, à sombra das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, todos os estados membros das novas Nações Unidas adoptaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta magnífica declaração se baseia no princípio da dignidade humana universal, “sem distinção de qualquer espécie, como raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outra condição. ”

A Declaração Universal deve ser nossa estrela guia. Seu 75º aniversário em 2023 está se aproximando, e temos os meios para dizer não aos que odeiam, aos demagogos e aos que separam. Trump deixou os EUA em ruínas, com 400.000 mortos pelo COVID-19, pedindo a seus seguidores que dispensassem as máscaras faciais. Agora que dispensamos Trump, podemos prosseguir com a tarefa de acabar com a pandemia e curar nossas sociedades profundamente divididas.

JEFFREY D. SACHS

Jeffrey D. Sachs, Professor de Desenvolvimento Sustentável e Professor de Política e Gestão de Saúde na Universidade de Columbia, é Director do Centro de Desenvolvimento Sustentável de Columbia e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ele serviu como Conselheiro Especial de três Secretários-Gerais da ONU. Seus livros incluem The End of Poverty Common WealthThe Age of Sustainable Development Building the New American Economy, e mais recentemente,  A New Foreign Policy: Beyond American Exceptionalism.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome