Angola foi o maior fornecedor africano de petróleo dos EUA no primeiro semestre
19-09-2014 - N.A.
Angola exportou 131 mil barris de petróleo por dia para os Estados Unidos da América (EUA) no primeiro semestre de 2014, tornando-se no maior fornecedor norte-americano de produtos petrolíferos na região da África Subsaariana e destronando a Nigéria, segundo dados oficiais.
Os dados da Unidade de Estatística (EIA) do Departamento de Energia indicam que as entregas diárias de petróleo angolano aos EUA variam entre mínimos de 94 mil barris, em Janeiro, e máximos de 178 mil barris, em Maio.
Já a Nigéria, que se encontra á frente de Angola na produção petrolífera global na África a sul do Saara, viu as entregas aos EUA oscilarem entre 59 mil barris, em Fevereiro, e 187 mil barris, em Abril.
Em média, o mercado norte-americano comprou à Nigéria, no primeiro semestre de 2014, 113,3 mil barris de petróleo por dia, ainda de acordo com a EIA.
Estes dados também reflectem uma quebra generalizada nas compras norte-americanas de petróleo africano, mas com Angola a conseguir minimizar a descida, ultrapassando, pela primeira vez no registo histórico da EIA, desde 1973, a Nigéria.
O desenvolvimento de tecnologias alternativas ao petróleo convencional, como o gás de xisto, é apontado, pelos analistas, como estando na origem da quebra das importações norte-americanas de petróleo africano.
No primeiro semestre deste ano, os maiores fornecedores de petróleo aos EUA foram o Canadá, Arábia Saudita e México, sendo que a maior parte do petróleo comprado provém de países que não são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Fonte: Macauhub
Voltar |