Angola: PR e comissário da UA analisam segurança nos Grandes Lagos
12-09-2014 - N.A.
O presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, analisou, na terça-feira, 9, em Luanda, com o comissário da União Africana (UA) para a Paz e Segurança, Smail Chergui, a implementação de medidas para pacificar a Região dos Grandes Lagos e o continente africano em geral, face aos conflitos armados que ainda persistem.
Em declarações à imprensa, após o encontro com o chefe de Estado angolano, o diplomata indicou que estiveram em análise aspectos relacionados com a situação na República Centro Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Líbia e Sudão do Sul.
Afirmou, ainda, que a pacificação completa nos Grandes Lagos será fundamental para assegurar a paz e estabilidade noutros países em conflito, por todo o continente.
“Vim a Angola para escutar as análises e os pontos de vista do presidente José Eduardo dos Santos sobre a situação na Região dos Grandes Lagos e em outras zonas de África, pelo facto de Angola assumir a presidência rotativa da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) ”, declarou Chergui.
Quanto à situação na RDC, o comissário da UA afirmou que já se encontrou uma solução para travar o movimento armado M-23, destacando, no entanto, que terá ainda que se estudar uma forma de desmobilizar as tropas da Frente Democrática de Libertação do Ruanda (FDLR), que estão a causar situações difíceis no leste da RDC.
Também esteve presente na reunião o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti.
Fonte: Angop
Voltar |