Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 11 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cientistas japoneses desenvolvem sistema inovador para detectar o ébola

05-09-2014 - N.A.

Cientistas japoneses anunciaram, na terça-feira, 2, o desenvolvimento de um método para detectar a presença do vírus ébola em 30 minutos, com uma técnica de diagnóstico simples, que poderia ser usado na região oeste do continente africano, assolada pela doença.

O professor Jiro Yasuda e a sua equipa da Universidade de Nagasaki informaram que este teste é mais barato que o sistema actual utilizado na referida região de África, onde o ébola já matou mais de 1500 pessoas em 2014.

“O novo método é mais simples que o actual e pode ser utilizado em países onde não estão disponíveis os aparelhos caros de avaliação”, destacou Yasuda.

Este método trata-se de um teste muito simples e rápido, sendo que utiliza apenas uma substância própria para o efeito, um tubo de ensaio aquecido e uma pilha, o que permite a sua utilização em locais com condições precárias. Para analisar um paciente, basta recolher uma amostra de sangue.

Actualmente, o ébola detecta-se através de um processo que dura entre uma e duas horas, com material muito específico e dispendioso.

“O novo método exige apenas um equipamento que possa ser aquecido com uma bateria, o qual custa algumas centenas de dólares, um preço razoável que pode ser pago pelos países em desenvolvimento (afectados pela epidemia) ”, explicou o cientista japonês, acrescentando que “o teste está pronto a ser enviado”, embora ainda não tenha recebido nenhum pedido dos países afectados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), que já lançou um alerta global, registou, até 26 de Agosto, 1.552 mortes provocados pelo ébola, num universo de 3.069 casos detectados na Libéria, Guiné Conacri, Serra Leoa e Nigéria.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome