Edição online quinzenal
 
Terça-feira 7 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Detido o Diretor do Museu da Presidência da República Portuguesa por suspeita de peculato e abuso de poder

01-07-2016 - Henrique Pratas

Hoje fui surpreendido com a notícia que a seguir partilho convosco; “A Presidência promete “cooperação total com as autoridades”. Diogo Gaspar, gestor do museu há 15 anos, foi detido em casa.

O diretor do Museu da Presidência foi detido por suspeita de vários crimes, entre os quais, peculato, participação económica em negócio e abuso de poder. Esta informação já foi aos órgãos de Comunicação Oficial por fonte policial, bem como por fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo a PGR, o inquérito teve início em Abril de 2015. A nota refere que estão a ser investigadas " suspeitas de favorecimento de interesses de particulares e de empresas com vista à obtenção de vantagens económicas", bem como suspeitas de " uso de recursos do Estado para fins particulares, a apropriação de bens móveis públicos e a elaboração de documento, no contexto funcional, desconforme à realidade e que prejudicou os interesses patrimoniais públicos".

Fonte da Presidência revelou à Comunicação Social que o suspeito, Diogo Gaspar, há 15 anos na liderança do museu, foi detido em casa.

A Presidência promete “ cooperação total com as autoridades”.

Os factos em causa são anteriores ao mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. Desde o início do seu mandato, o Presidente ordenou um “reforço da fiscalização e controlo” das contas, estando neste momento em vigor “uma auditoria permanente da Gestão Orçamental” da Presidência da Republica.

Participam na operação oito magistrados do Ministério Público e cerca de três dezenas de elementos da Polícia Judiciária, entre os quais elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção.

Além da detenção, a Judiciária estará a realizar buscas a domicílios, empresas, no Palácio da Cidadela, em Cascais, e ao Gabinete de Diogo Gaspar no Museu da Presidência.

Diogo Gaspar dirige o Museu da Presidência desde 2001, era então Presidente da República Jorge Sampaio.

Em Fevereiro deste ano, Diogo Gaspar foi condecorado por Cavaco Silva o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago, numa cerimónia de Imposição de Insígnias”.

Não é meu timbre nem tenho particular apetência por proporcionar este tipo de noticias porque não gostava que elas ocorressem mas também não quero deixar passar em claro que esta situações e outras semelhantes a elas se deviam pautar pelo mesmo tipo de tratamento, que entendo ser o mais adequado, só espero e desejo que a Justiça que grassa neste País descambe com mais este episódio triste para as calendas e para os subterfúgios que a lei proporciona de interpor recurso atrás de recurso até que a situação se resolva por si e culmine no arquivamento ou prescrição, há que demonstrar inequivocamente a todos os portugueses que a JUSTIÇA funciona de igual modo para todos e não existem tratamentos de exceção ou de favor, permitam-me que louvo esta atuação, mas esta não movida por qualquer sentimento de revolta ou ódio, mas apenas de ter visto uma luz ao fundo to túnel e ter gerado mais uma expetativa quanto ao normal funcionamento das Instituições, que tanto se apregoa e tão pouco se faz. Tem que se começar por algum lado se tiver que ser por este que seja bem vinda não devemos é continuar a permitir que ao lado ocorram situações idênticas e a atitude a tomar não seja a mesma, o País já não aguenta mais…..já basta, há que dar um carácter de verdade, de isenção e do mais cumprimento escrupuloso de quem exerce funções de responsabilidade pública e não só.

Henrique Pratas

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome