Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Pelé processa Samsung por ter usado sósia em campanha

01-04-2016 - André Vinagre

O ex-futebolista Pelé vai processar a Samsung por ter usado um sósia numa campanha de venda de televisores. O brasileiro de 75 anos exige uma compensação de 30 milhões de dólares (26,5 milhões de euros).

A Samsung vai enfrentar Pelé nos tribunais. A marca sul-coreana utilizou um sósia do antigo futebolista para promover os seus televisores e Pelé não gostou. A acção judicial do ex-futebolista contra a Samsung reclama uma indemnização de 30 milhões de dólares (26,5 milhões de euros), escreve na quarta-feira, 30 de Março,  o Financial Times.

Pelé alega que o grupo sul-coreano usou a sua identidade num anúncio de página inteira no jornal New York Times no passado mês de Outubro.

O anúncio não se referia a Pelé pelo nome, mas mostra na fotografia um homem idoso "muito semelhante" ao ex-futebolista, diz a queixa, que acrescenta que ao lado está uma fotografia de um jogador de futebol a fazer um "pontapé de tesoura, aperfeiçoado e reconhecidamente usado por Pelé".

O brasileiro diz que este anúncio confunde os consumidores e prejudica o seu valor publicitário.

Pelé, que é visto como um dos melhores jogadores de sempre, actualmente depende dos contratos de publicidade como fonte de receita, diz o Financial Times. O ex-avançado brasileiro é a cara de marcas como a  Volkswagen, a Subway, a Emirates e a Procter & Gamble.

Em 2014, ano em que o Brasil foi o país anfitrião do mundial de futebol, Pelé recebeu 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) e o seu valor pode vir a aumentar este ano devido aos Jogos Olímpicos serem realizados no Rio de Janeiro, diz a Bloomberg.

"O objectivo é obter uma compensação justa pela utilização da identidade do Pelé e prevenir futuros usos não autorizados", disse ao Financial Times Frederick Sperling, advogado do antigo jogador que também já tinha representado o basquetebolista Michael Jordan num caso semelhante no ano passado. Na altura, Michael Jordan venceu o caso e recebeu 8,9 milhões de dólares (7,8 milhões de euros) da cadeia de retalho Dominick’s.

Fonte: Jornal de Negócios

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome