Edição online quinzenal
 
Sábado 4 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Saúde

22-08-2014 - Henrique Pratas

Existe uma orientação do Ministério da Saúde, para que os Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar apliquem a vacina do tétano a todos independentemente da idade.

Com os mais novos não se me afigura problemática a aplicação desta medida por causa das exigências escolares mas para os seniores, como agora se diz, mesmo que tenham 90 anos ou mais existem orientações precisas para que seja aplicada mesmo que a contragosto da pessoa.

Isto das duas uma ou houve alguma negociata na compra de vacinas e comprou-se mais do que o necessário e há que esgotar o stock ou então estão a trabalhar para as estatísticas, para que apresentemos resultados de vacinação superiores aos dos restantes países da União Europeia.

Por outro lado até ao final do ano as mesmas entidades já não têm vagas para as designadas consultas de planeamento familiar, extremamente importantes para as mulheres no caso de prevenção de doenças de origem cancerígena, acabaram no 1.º semestre deste ano agora só em 2015.

Aproveito a oportunidade para sublinhar a notícia que marcaram uma consulta de urgência para a especialidade de cardiologia, para um utente, num Hospital Central, para meados de 2016.

Se for urgente e o utente do Serviço Nacional de Saúde que este Des) Governo diz tanto preservar, pode morrer entretanto e assim o tempo de espera das consultas diminui drasticamente e assim se demonstra aeficiência dos serviços e o Governo e respectivo Ministro ficam radiantes e têm bons motivos (falsos) para poderem embandeirar em arco.

Paralelamente fazem parte dos objectivos dos administrativos da saúde, cobrar as taxas moderadoras não pagas assim como as devidas por alterações dos montantes por despacho ministerial. Se as pessoas não pagaram voluntariamente os valores em divida estes crescerão exponencialmente e já serão as finanças a executar estas cobranças.

Deixo aqui um exemplo quem dever 0,80 € (oitenta cêntimos) se for executada pelas finanças as instruções é incrementar o valor em 1.000%, o utente passará a ter uma divida de 800,00 € (oitocentos euros).

É fartar vilanagem.

A saúde está transformada em números e esquecem-se que a missão principal é fazer medicina preventiva e curativa.

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome