Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

NOTAS PARA UM “GUIÃO PARA A REFORMA DO MANICÓMIO”

15-11-2013 - António Serzedelo

1. -  “Portugal está a viver “um milagre económico”: Pires de Lima, economista e empresário de “excelência”, ministro da economia do Governo Passos Coelho.

2. - “O pior já passou”: Poiares Maduro, professor de “excelência” em Florença, com “visual e discurso de avançado de centro de clube de futebol da 2ª divisão”, ministro de Estado (?) do Governo Passos Coelho.

3. - “É preciso fazer a revisão da Constituição” porque é uma constituição  que não se opõe “à tentação de um Estado totalitário”: Aguiar Branco , advogado de “excelência”, ex – ministro da Justiça, que aceitou um hotel “de luxo” para “arrumar” o caso de corrupção que envolve as  “contrapartidas ” dos alemães pela aquisição dos submarinos; ministro da Defesa do Governo Passos Coelho.   

4. -“O regresso de Portugal aos mercados está pendente da capacidade de cumprir os passos que estão previstos nas reformas delineadas pela troika na oitava e nova avaliações; este recado é válido para “todos”, incluindo o Tribunal Constitucional”; ficamos com o “caldo entornado” se o Tribunal Constitucional chumbar o Orçamento; e, neste caso, as medidas alternativas (que o Governo Passos Coelho tomará) “serão ainda piores”: Durão Barroso, ex – primeiro ministro de Portugal, que saltou “a tempo” para a baleeira e se tornou o 1º Presidente da Comissão Europeia (de “excelência”) que “não diz nada em várias línguas” (Nouvel Observateur).

5. - “Nunca estive grávido”: Albino Dias Ribeiro, que foi notificado pela Segurança Social para pagar 41,10 euros que terá recebido indevidamente durante a sua «gravidez de risco»; segundo a carta, assinada pela diretora da unidade da Segurança Social de Castelo Branco, o homem, “que tem bigode farfalhudo” (de “excelência”), terá recebido essa quantia entre outubro e novembro de 2008 e terá de pagar «no prazo máximo de 30 dias» a importância «referente a acertos de ausências por gravidez de risco». Albino Dias Ribeiro não é ministro do Governo de Passos Coelho.

6. - O número de multimilionários portugueses e o montante das suas fortunas (todas acima de 25 milhões de euros) cresceu cerca de 10%; e Manuela Ferreira Leite, contrariando Poiares Maduro, acabou de dizer que, para ela (?) “o pior não passou”!

Claro que isto se passa num “hospício” com 15,4 % de desemprego (exclui o sazonal e a emigração), 120 e tal % de dívida pública, 17% de crédito malparado, um défice que não baixa, um salário mínimo de 475 euros, com cortes nas pensões de reformados e pensionistas a partir de 600 euros, de cortes e despedimentos na função pública, com aumento de impostos sobre as famílias que se somam ao aumento “brutal” de impostos deste ano (um rissol “sofre” 23% de IVA, tal como um Bentley)… e dispenso-me de juntar mais coisas à lista cujo “pior já passou”; tudo isto se passa num “hospício” em que os princípios constitucionais da equidade, proporcionalidade e da segurança jurídica, que todas as constituições democráticas consagram, são atacados pelo 1º ministro, ministros, secretários de estado, dirigentes partidários, jotas, empresários e comerciantes, banqueiros, gangsters, agiotas, comentadores, politólogos, estrangeiros e burocratas europeus (o sr Albino Dias Ribeiro, o grávido da SS, não se pronunciou sobre a Constituição), perante o silêncio do Presidente da República (que, infelizmente para a qualidade deste Guião, não falou esta semana).

António Serzedelo

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome