Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

HOTEL RUANDA

01-07-2022 - Rui Pereira

Contra os entendimentos multiculturais mais perversos, que apelam à boa compreensão de mutilações genitais, femi(ni)cídios de “honra”, castigos corporais, casamentos de crianças ou recrutamento de soldados meninos, a cultura dos direitos humanos fundamenta-se numa ideia de universalidade. É esse o legado irrenunciável das revoluções liberais edas grandes proclamações iluministas do século XVIII.

Os direitos humanos, a começar pelos “direitos da liberdade”, não são uma benesse do Estado, mas sim pressuposto do contrato social. São inerentes à essencial e igual dignidade humana, que nenhum déspota pode “revogar”. Por isso, éparadoxal e lamentável que os Estados que foram o berço dessa cultura humanista se prontifiquem a desmenti-la e a relativizar tais direitos ao sabor das conveniências.

Por mais exigentes que sejam as necessidades de prevenir os atentados terroristas, nada justifica que se crie uma terra sem Direito, como em Guantánamo, para poder torturar àdiscrição os suspeitos de crimes graves. Por mais legítimas que sejam as pretensões de manter incólumes as fronteiras e regular os fluxos migratórios, é inaceitável que seres humanos sejam despejados como lixo,longe de casa.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos cumpriu a sua obrigação ao suspender o negócio pelo qual o Ruanda se obrigou a receber imigrantes que entraram ilegalmente no Reino Unido, a troco de 144 milhões de euros.Nem o Príncipe Carlosnem o Arcebispo da Cantuária conseguiram manter o silêncio perante tão desonrosoarranjo. O Ruanda talvez possa ser desculpado, mas Boris Johnson persiste na infâmia.

DESTAQUE

É inaceitável que seres humanos sejam despejados como lixo

Lisboa, 17 de junho de 2022

Rui Pereira

Professor Universitário

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome