Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Da desumanização
Que Sociedade, esta em que vivemos, que não cuida dos seus idosos e os abandona à sua sorte?

14-08-2020 - Raquel Varela

" Não podemos deixar de reflectir sobre isto, sob pena de não nos reconhecermos frente a um espelho como espécie humana. Houve um surto de COVID-19 num lar de Reguengos de Monsaraz. Os médicos de família olham as condições do local e reportam o caso à Ordem dos Médios questionando a actuação dos responsáveis do lar, da DGS, da ARS, enfim, perguntando "como é possível isto?".

A Ordem abre um inquérito, que sai rápido, passado poucas semanas. Detalhado. Entretanto a Directora Geral da Sáude e o Secretário de Estado vão ao lar e à porta, com convicção e determinação, e em directo para as TVs dizem "foi feito tudo o que era possível, fizemos o melhor".

O que diz o Relatório da Ordem? Que ao lar não chegou a DGS, a não ser tarde demais. Que quem chegou foram os médicos de família. Quase 100 infectados, 18 mortos. De que morreram os idosos? De desidratação. De de-si-dra-ta-ção.

Foram abandonados. Não havia lá ninguém, nem para lhes dar a medicação básica. O que sabemos até hoje, centenas de mortos em lares depois, é que nunca este tipo de inquérito foi realizado pela Ordem porque só agora foi formalizada uma queixa.

Todos os outros casos somos obrigados a confiar na palavra da DGS. O país que discute usar máscaras em todo o lado é o mesmo que perante um surto abandona os mais frágeis, que nem mover se podem para fugir dali e pedir auxílio. Este é o mesmo país em que o Primeiro-ministro usou o termo "massacre" para cães maltratados num canil, demissões, e debate Parlamentar.

De facto, os animais estavam em condições que nos podem e devem sensibilizar. Mas como podemos tolerar que o Governo nada tenha a dizer sobre 18 mortos, idosos, deixados num lar de gente pobre, um silêncio ensurdecedor do primeiro-ministro, da DGS, e um insípido e administrativamente desumano, que poderia ter sido dito por um computador na era 4.0, "vamos proceder à abertura de um inquérito"?

São traços de barbárie. Ninguém duvide. "

Raquel Varela

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome