Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Bancos preparam multibancos à prova de bomba

01-12-2017 - Henrique Pratas

Ao ler esta noticia que partilho convosco, fiquei assutado com a medida preventiva que os bancos vão criar, vão prepara caixas de multibanco à prova de bomba em vez de prevenirem o assalto a estas caixas através da utilização das forças policiais, criadas para prevenir e atuar nestas situações, porque se o caminho escolhido qualquer dia teremos que criar cidadãos à prova de bomba ou de qualquer outro tipo de tentativa de agressão e eu não quero ser à prova de bomba ou de outro tipo de tentativas de agressões, quero ser livre e exercer a minha liberdade enquanto cidadão, o que eu não quero é que outros me privem deste direito.

Desde o início do ano foram registados 142 ataques, de norte a sul do país.

As agências bancárias querem parar os gangues armados que recorrem à explosão para assaltar as caixas multibanco. Os terminais vão ter novos alarmes.

As novas caixas vão ter dispositivos de deteção de gás e explosivos instalados e os sistemas de tintagem de notas vão ser reforçados, além disso, as máquinas vão ser fixadas ao solo.

Os “bombistas” levam a cabo uma média de quatro assaltos por semana.

Desde o início do ano, o número de assaltos já ascende a 142, de norte a sul do país.

As autoridades estão em alerta máximo, até por haver referências de que os gangues atuam armados com metralhadoras. As patrulhas da GNR e da PSP têm intensificado as patrulhas no período noturno em locais de maior risco.

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Porto e Leiria têm sido os principais alvos. A investigação está a cargo da PJ.

Mais uma vez na minha perspetiva estamos perante uma não solução, porque quem assalta estas caixas de multibanco, vai fazer desenvolver ações de formação no sentido de conseguir os mesmos intentos com as novas caixas de multibanco que agora os bancos se propõem desenvolver e aplicar e andaremos sempre nisto em círculo vicioso ou viciado se quiserem.

A solução não é esta de todo mas cá estaremos para ver o que vai acontecer, lamentavelmente não vejo esta preocupação com a segurança das pessoas, o que é se está a fazer para garantir uma maior segurança dos cidadãos, sabem eu não.

Henrique Pratas

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome