Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

PODE UM PAÍS SOBREVIVER SEM GOVERNO?

13-10-2017 - Henrique Pratas

A resposta é dada pela Holanda, claro que sim, há 208 dias depois das eleições ainda não há governo.

Mark Rutte deverá ficar à frente do executivo, em coligação com mais três partidos.

Quase sete meses depois de terem ido às urnas, os holandeses vão ter governo.

De acordo com a Associated Press, os dirigentes dos quatro partidos que negociavam a formação de um executivo em coligação terão terminado as conversações, na manhã desta segunda-feira, estando à vista o fim de um impasse que já dura há 208 dias.

Mark Rutte deve assim manter o cargo de primeiro-ministro, que ocupa desde Outubro de 2010. É dos líderes europeus há mais tempo no poder, atrás de Viktor Orbán e Angela Merkel.

O líder dos liberais Liberdade e Democracia (VVD) venceu as eleições, mas ficou longe de conseguir uma maioria absoluta. Um resultado que o levou a uma coligação com os democratas-cristãos da CDA, os liberais do D66 e com a União Cristã.

Segundo o jornal “De Telegraaf” os quatro partidos terão chegado a um entendimento depois de tentativas anteriores falharem no diálogo entre o D66 e a União Cristã. Em causa estariam diferenças programáticas entre os dois partidos em tópicos como eutanásia, aborto e união entre pessoas do mesmo sexo.

Mark Rutte apresentará agora um programa de governo, que deverá receber a luz verde dos quatro partidos.

Geert Wilders. O anti islão que quer "tornar a Holanda independente outra vez"

As eleições de 15 de Março na Holanda foram seguidas com especial atenção pelos europeus devido à candidatura de Geert Wilders, o político anti islão, anti-imigrante e antieuropeu que queria “de islamizar” a Holanda. O partido de Wilders conseguiu 13% dos votos e das eleições resultou um parlamento completamente desfragmentado.

Caso Mark Rutte anuncie hoje o entendimento para a formação de governo igualará o recorde de 208 dias que a Holanda esteve sem governo, em 1977.

Um período logo, mas que não bate o recorde da Bélgica em 2010: foram 541 dias para chegar a uma solução governativa.

A analisar pelos factos já é tradição na Holanda levarem muito tempo a formar Governo, mas conseguem sempre subsistir, seria possível isto cá?

Henrique Pratas

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome