Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sente-se mais seguro a circular na via do meio? Cuidado! Pode ficar sem carta

07-04-2017 - Henrique Pratas

O major Paulo Gomes, da GNR, explicou o que é permitido e o que não é permitido no que diz respeito à circulação nas vias do meio ou da esquerda. Saiba tudo, para não ter de sofrer as penalizações.

Continua a decorrer nas estradas portuguesas a operação Via Livre, que pretende prevenir e reprimir a circulação pela via da esquerda ou do meio, quando a via da direita está livre.

Mas será que em situações de muito trânsito é proibido ultrapassar carros pela direita? E estas regras aplicam-se só às autoestradas? Quais são as sanções aplicáveis? O major Paulo Gomes, da GNR, explicou para que serve esta operação e esclareceu o que é e o que não é permitido fazer, neste âmbito, nas estradas.

Qual é o objetivo da GNR com esta operação?

O de prevenir e reprimir a circulação nas estradas de grandes velocidades. Os veículos circulam muito na via do meio ou da esquerda, esquecendo que a via mais à direita está disponível.

Por que pensa que os condutores continuam a circular desta forma?

A principal razão está na falta de informação. Daí a GNR ter reservado esta semana para ações de sensibilização e pedagogia, na medida em que incentivamos os condutores a usar a via mais à direita.

Outra razão é a segurança: muitas vezes as pessoas preferem conduzir na via do meio, porque não tem tanta confusão. No entanto, é uma falsa questão, dado que às vezes existem vias paralelas de aceleração ou desaceleração.

As pessoas devem ter consciência que as condições de tráfego não são sempre as mesmas e que estão a zelar pela boa circulação, se circularem mais à direita.

É permitido ultrapassar pela direita, quando todas as vias estão com muito trânsito?

Essa questão não se insere no conceito de ultrapassagem.

Numa autoestrada, se um carro estiver a circular a 120km/h na via do meio, pode continuar nesta via, dado que já se encontra no limite de velocidade, ou deve encostar-se à direita?

Se a via da direita estiver disponível, o condutor deve sempre fazê-lo.

Outra questão comum é a ultrapassagem pela direita, estando um carro na via do centro. Segundo o código da estrada, é considerado ultrapassagem e contraria o próprio código. No entanto, idealmente deve-se circular pela direita e usar as vias do meio e da esquerda, para se ultrapassar os outros carros.

Quais são as sanções possíveis em autoestrada?

O código é bastante severo para quem realiza manobras perigosas, como a ultrapassagem pela direita, e não circula na via mais à direita. A multa está entre os 60 e os 300 euros, conjuntamente com a subtração de 4 pontos na carta de condução. O condutor pode também ser alvo de uma sanção acessória, na qual está proibido de conduzir. A inibição é de 2 meses a 2 anos.

Esta operação como preventiva ou repressiva ?

Na sua essência, é preventiva . A GNR dividiu a operação em duas fases. A primeira foi realizada na semana passada, em que sensibilizamos os condutores através de campanhas no nosso site e nas redes sociais. Já esta semana, estamos a redobrar a atenção dos condutores com patrulhas nas estradas.

Meus amigos as regras do jogo estão esclarecidas agora nós na qualidade de condutores temos que as cumprir, independentemente de não concordámos com elas e não nos podemos armar em policias ou GNRs, a cada um o seu trabalho, nós não nos podemos nem devemos substituir às forças de segurança no que converte a esta matéria.

Logo o que cada um de nós temos que fazer é respeitar o que legalmente está consagrado se alguém não o respeitar não somos nós que vamos educar os malfadados condutores que se acham no direito de fazer tudo o que lhes dá na real gana, haja respeita por quem circula na mesma estrada, é uma questão cívica, quem prevarica deverá ser severamente punido, para a segurança de todos nós, por isso meus amigos há que ter em conta a capacidade que cada um de nós tem para o exercício da condução, eu por exemplo quando me sentir que não estou apto para a prática da mesma, arrumo a carta de condução e ponho de parte a viatura, pois não pretendo nem quero colocar a vida de quem circula nas estradas portuguesas em perigo já basta o que basta.

Henrique Pratas

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome