Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Faroeste

17-01-2014 - Francisco Pereira

O “Faroeste”, para quem não sabe, era um estabelecimento comercial vulgarmente conhecido por “café”, que ficava na rua Dionísio Saraiva, aqui em Almeirim, tinha portas parecidas com aquelas dos saloons dos filmes do John Wayne. Nós, os putos da altura só entravamos com a malta mais velha e por pouco tempo.

Rebusquei esta memória para o artigo de hoje, pois o termo Far West, evoca no processo evolutivo dos Estados Unidos da América enquanto nação, ou federação de estados, uma terra longínqua de oportunidades, mas essencialmente para nós portugueses entrou na memória colectiva, como sinónimo de balbúrdia e de terra sem lei, muito devemos aos saudosos, “Mosquito”, “Cavaleiro Andante”, “Mundo de Aventuras” e “Condor” onde as aventuras dos nossos heróis preferidos os levavam inevitavelmente a sítios como Tombstone ou Abilene onde não havia resquícios de Lei e os vícios e as estúrdias abundavam.

Ora, sucede que é essa a sensação que temos actualmente ao viver aqui, senão reparem, ontem o passeio estava ocupado por um enorme modelo da Bayerische Motoren Werke, o dono, achou que era o sítio ideal para estacionar, apesar de num raio de 50 metros existirem vários parques de estacionamento, volto costas e quase sou atropelado por uma dessas parasitas sociais que por aqui abundam alegremente a pedalar de bicicleta por cima do passeio.

Nem vale a pena recordar o energúmeno que, todos os dias, estaciona, a motoreta em cima do passeio à hora de almoço, inviabilizando por completo a utilização do mesmo pelos peões, quando a 3 metros tem um parque com 270 lugares de estacionamento.

Ou então o despautério que são os passeios junto a determinado estabelecimento comercial onde os labregos estacionam para irem comprar pão, o que dizer do Largo das Laranjeiras onde o disparate atinge os píncaros da cretinice colectiva e da falta de respeito com carros plantados por todo o lado.

Muitos exemplos, teríamos ainda para dar, mas para não tornar fastidiosa a leitura, e defraudar o óbice destas linhas, diremos apenas que disto tudo nos fica a terrível sensação de que vivemos num verdadeiro Far West, uma terra onde não existe Lei, onde cada um faz o que lhe dá na real gana, que se lixem os demais, num belo exemplo daquilo em que nos tornamos enquanto sociedade.

Francisco Pereira

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome