Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Plano de actividades: instrumento potenciador da função social do Museu

18-04-2014

- Área: Estudo e Investigação

  “O estudo e investigação fundamentam as acções no âmbito das restantes funções do museu, designadamente para estabelecer a política de incorporações, identificar e caracterizar os bens culturais incorporados ou incorporáveis e para fins de documentação, de conservação, de interpretação e exposição e educação.” (Lei n.º 47/2004: 5380)

Numa perspectiva global, o museu deve potenciar a construção do conhecimento sobre os objectos que conserva (Hernández, 1998: 136) apoiando-se em instrumentos de diversas tipologias, tais como bibliografia, testemunhos orais/entrevistas, fotografias, filmes, numa diversidade de suportes.

Proposta no âmbito do Plano de Actividades

Acção : desenvolvimento do estudo dos objectos do acervo, nomeadamente através da identificação da sua função; da sua proveniência; do seu uso pela comunidade local, identificando relações de afectividade, através da recolha de testemunhos orais de antigos proprietários e/ou utilizadores, estimulando a relação entre a comunidade e o acervo do Museu.

Intervenientes: Museu Municipal de Almeirim einstituições de ensino superior sediadas no distrito de Santarém, que apoiem os estudos sobre os objectos, designadamente nas áreas da sociologia, antropologia e comunicação social, que deverão conceber guiões para entrevistas e interpretar os resultados dessas intervenções realizadas na e com a comunidade.

Objectivos: actualizar o estudo e investigação, tendo em conta os testemunhos orais da comunidade local; estabelecer afinidades entre os objectos museológicos para a constituição de colecções no seio do acervo do Museu; promoção e divulgação do património concelhio; promoção da colaboração entre as instituições, de forma a estabelecer parcerias.

Milheiro*, Marta (2013) Contributos para uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus – o caso do Museu Municipal de Almeirim (trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Museologia).

*Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome