Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
A inflação da zona euro permaneceu quente em Agosto, o debate sobre as taxas do BCE continua
Autor: Johanna Treeck

08-09-2023

A taxa de desemprego permanece estável em 6,4%, o mínimo histórico. A inflação da zona euro manteve-se estável em 5,3 por cento em Agosto, desafiando as expectativas de um declínio e levantando preocupações de que poderão ser necessários novos aumentos das taxas de juro para vencer os preços acelerados e, no processo, enviar a economia para uma recessão.

Antes da divulgação pelo Eurostat e das surpresas positivas nos dados nacionais da Alemanha e da França, os analistas projectavam que a inflação diminuiria para 5,1 por cento, ante 5,3 por cento em Julho.

É importante, porém, que a inflação subjacente excluindo energia e produtos alimentares não transformados, que é vista como um indicador da evolução futura da inflação, tenha sido mais fraca do que o esperado e caiu de 6,6% para 6,2%.

Os responsáveis ​​do BCE reunir-se-ão dentro de duas semanas para decidir se aumentam as taxas de juro pela décima vez consecutiva para 4 por cento ou se fazem uma pausa nos 3,75 por cento para ver como o crescimento e a inflação evoluem.

Os últimos dados económicos apontaram para o risco de recessão no segundo semestre, fortalecendo a posição dos pombos na defesa de uma pausa. Antes da divulgação dos dados, até mesmo a agressiva membro do Conselho Executivo do BCE, Isabel Schnabel, sublinhou que o crescimento é mais fraco do que o esperado e que mais sofrimento está reservado, uma vez que aumentos anteriores das taxas estão a afectar a economia real.  

O arqui falcão do Conselho do BCE, Robert Holzmann, aproveitou a oportunidade para defender novas subidas. Minutos depois de os dados terem sido divulgados, ele disse ao Reuters Global Markets Forum que a inflação persistente pode exigir “mais um ou dois aumentos”.

No entanto, parece que o resultado da deliberação de Setembro permanece por pouco. As apostas dos investidores numa mudança nas taxas de juros oscilaram enormemente entre 40% e 60% esta semana. Após a divulgação dos dados de inflação, os investidores reduziram essas expectativas.

“A pequena surpresa positiva para a inflação global da zona euro em Agosto deveu-se inteiramente à energia, enquanto a taxa básica desceu”, disse o economista da Economia de Capital Jack Allen-Reynolds numa nota aos clientes. “Não acreditamos que estes dados irão inclinar decisivamente a opinião do BCE no sentido de uma subida ou de uma manutenção na reunião dentro de duas semanas.”

Em contraste, Melanie Debono, economista da Pantheon Macroeconomics, argumentou que os falcões no Conselho interpretarão os dados como prova de que é necessária uma subida adicional das taxas. “As últimas previsões do Banco, de Junho, apontavam para uma inflação média de 4,7% no terceiro trimestre; para que isto aconteça, a inflação em Setembro terá de cair para menos de 4 por cento”, disse ela, acrescentando que continua a apostar num aumento das taxas no próximo mês.  

Da mesma forma, o economista do ING, Bert Colijn, disse que “a inflação continua suficientemente teimosa para deixar os falcões do BCE desconfortáveis” e conseguir o que querem. “Dado o pensamento do BCE nos últimos meses de que fazer muito pouco é pior do que fazer muito em termos de aumentos, ainda esperamos outro aumento de 25 pontos base nas taxas, apesar de esta ser uma decisão difícil.”

Mais tarde na quinta-feira, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, um falcão moderado, deverá falar e poderá oferecer algumas ideias sobre onde a balança poderá inclinar-se dentro de duas semanas.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome