Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
NÃO ESTÁ IMINENTE UMA CRISE DE DÍVIDA
Autor: Terry Chan, Alexandra Dimitrijevic

06-11-2020

Enquanto países, empresas e famílias enfrentam as consequências económicas da pandemia de COVID-19, muitos analistas de mercado estão a soar o alarme sobre o rápido aumento de uma alavancagem em todo o mundo. E por um bom motivo: numa aceleração de uma tendência de anos, a relação dívida/PIB entre estes três grupos de mutuários deve aumentar 14% este ano, para um registo histórico de 265%. Mas, embora isto tenha aumentado o risco de insolvências e incumprimentos, especialmente entre empresas, a S&P Global Ratings acredita que uma crise de dívida a curto prazo seja improvável.

Dada a maior alavancagem e um contexto operacional desafiante, a S&P desvalorizou as classificações de crédito de cerca de um quinto dos emissores de dívida soberana e corporativa em todo o mundo, principalmente os mutuários de grau especulativo e aqueles que sofrem mais com os efeitos económicos da COVID-19. Para os mutuários corporativos, os riscos de insolvência provavelmente aumentarão se os fluxos de caixa e os lucros não regressarem aos níveis de tendência anteriores à pandemia antes que o estímulo fiscal extraordinário seja retirado.

Na nossa opinião, é provável que o mundo vivencie uma recuperação económica gradual, embora instável, partindo do princípio que as condições de financiamento favoráveis sejam mantidas, num ambiente de taxas mais baixas durante um período mais longo, e que sejam feitos ajustes no comportamento de gastos e de empréstimos. Acrescente-se a isso uma vacina para a COVID-19 amplamente disponível em meados de 2021 e a alavancagem global deverá estabilizar por volta de 2023, com os governos a reduzir o estímulo, as empresas a reparar lentamente os seus balanços e as famílias a gastar de forma mais conservadora.

Mas os níveis absolutos de dívida são apenas parte da história. Temos também – e mais importante – de considerar a capacidade de restituição dos mutuários. Hoje, um estímulo fiscal e monetário sem precedentes está a manter a torneira de liquidez aberta para as empresas através de mercados de títulos e empréstimos bancários. Os custos de empréstimos são muito favoráveis ​​e provavelmente permanecerão assim por muito tempo: esperamos que as taxas de juro de referência permaneçam historicamente baixas até 2023. Enquanto isso, os spreads de crédito contraíram desde o pico de Março; na situação actual, são mais sensíveis aos riscos comerciais específicos do que aos riscos de mercado, em particular para os mutuários de qualidade mais baixa.

Em geral, o aumento da dívida tem como objectivo ajudar a criar condições para uma recuperação económica que melhore a capacidade futura de restituição dos mutuários. Isto é sobretudo verdade para os governos soberanos, cujas medidas de estímulo fiscal visam reduzir o impacto económico da pandemia.

Todos os governos soberanos sairão da pandemia com um armazenamento maior de dívidas. As economias mais desenvolvidas deverão suportar a maior parte dos aumentos. No entanto, elas são amplamente ricas, com mercados financeiros fortes e flexibilidade monetária substancial, o que lhes permite manter a sua qualidade de crédito geral até ao momento.

Presumimos que os governos reverterão a trajectória dos défices fiscais à medida que as economias forem recuperando, estabilizando a dinâmica da dívida. Até agora, a S&P não baixou as classificações de nenhum país do G7. Os governos soberanos de grau especulativo são mais vulneráveis às desvalorizações, devido às suas finanças inerentemente mais frágeis e a uma maior susceptibilidade aos choques. A maioria das acções referentes às classificações negativas de governos soberanos nos últimos meses estiveram nesta categoria.

Para todos os governos soberanos, muito dependerá, no próximo ano, de como a nova dívida será usada. Se financiar a actividade produtiva, aumentar o rendimento nacional e aumentar as receitas do governo, acabará por apoiar a sustentabilidade da dívida e os níveis actuais de classificação. Mas se a recuperação económica se arrastar por mais tempo do que o esperado ou se os governos forem incapazes de consolidar os resultados fiscais em direcção aos níveis anteriores à pandemia, a pressão negativa sobre as classificações aumentará.

No que diz respeito ao sector corporativo, várias grandes empresas até agora usaram os fundos da sua dívida recém-adquirida para adicionarem dinheiro aos seus balanços como reservas de precaução ou para refinanciarem os seus passivos existentes. No geral, estimamos que as empresas não financeiras com grau de investimento dos Estados Unidos mantiveram nos seus balanços cerca de três quartos do dinheiro que pediram de empréstimo no primeiro semestre de 2020.  Na Europa, esse número está um pouco acima dos 50%.

Este não é o caso para empresas que estejam situadas na extremidade inferior da escala de classificação ou para empresas de pequena e média dimensão, especialmente nos sectores que foram directamente afectados pelas regras de distanciamento social e pela recessão induzida pela pandemia. A lutar para sobreviver, elas estão a pedir empréstimos para cobrir défices de rendimento e necessidades de fundos de maneio.

Para as famílias, o aumento do rácio da dívida foi impulsionado em parte pela diminuição do PIB. Muitas vezes, as famílias contraem mais dívidas logo após enfrentarem a perda de rendimentos. Mas, nas crises anteriores, as famílias rapidamente ajustaram-se a padrões de gastos mais conservadores, desacelerando o crescimento da dívida. Com base nessas experiências, prevemos que, após algumas melhorias incrementais no próximo ano, a relação dívida/PIB das famílias a nível global estabilizará em cerca de 66% no final de 2023.

Obviamente, a forma da recuperação pós-pandemia afectará a quantidade de dívida que esses três grupos de mutuários podem reduzir e com que rapidez. Em muitos casos, os rácios da dívida irão nivelar apenas como resultado de uma recuperação do PIB, em vez de uma diminuição da dívida. E vários factores – inclusive vagas adicionais da COVID-19, o atraso de uma vacina, aumento das taxas de juro, um aumento dramático sustentado dos spreads de crédito, crescimento contínuo da dívida ou uma recuperação decepcionante na procura – podem transformar a recessão numa forma de W.

Mesmo que a recuperação se desenrole conforme o esperado, não haverá escassez de sofrimento económico. Alguns sectores estão a funcionar bem abaixo da capacidade, prejudicando as perspectivas de sobrevivência das empresas e, por acréscimo, os resultados de emprego e crédito. Como resultado, as perspectivas a curto prazo continuam preocupantes, especialmente para os mutuários que se encontram na extremidade inferior da escala de crédito ou em sectores vulneráveis. No entanto, podemos sentir algum alívio com a análise de que uma crise de dívida em grande escala pode não estar quase aí como muitos temem.

TERRY CHAN

Terry Chan é Investigador Sénior de Pesquisa de Crédito para a Ásia-Pacífico na S&P Global Ratings.

ALEXANDRA DIMITRIJEVIC

Alexandra Dimitrijevic é chefe global de pesquisa da S&P Global Ratings.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome