Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
 
Cimeira do clima chega finalmente a acordo para mudar o mundo
Autor: N.A.

18-12-2015

O projecto de acordo final para o combate às alterações climáticas foi concluído na madrugada no passado sábado, e foi apresentado pela presidência da Cimeira aos representantes dos países que participam na COP21.

A Conferência do Clima COP21, que reuniu desde o dia 30 de Novembro representantes de 195 países em Bourget, a nordeste de Paris, termina este sábado, depois de ter sido prolongada por mais um dia para tentar alcançar um acordo global sobre a redução de emissões de gases de efeito de estufa, em substituição do Protocolo de Quioto.

A presidência da Cimeira apresentou aos representantes dos 195 países presentes o projecto de acordo final sobre alterações climáticas, que visa conter o aquecimento global abaixo dos 2°C, e limitá-lo aos 1,5.

“Estamos quase no final do caminho e, provavelmente, no início de um outro”, disse o anfitrião da cimeira, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius, visivelmente emocionado, com a voz embargada e notórias dificuldades em conter as lágrimas.

Não são conhecidos detalhes do acordo atingido, que deverá prever uma verba de quase 99 mil milhões de euros para os países em desenvolvimento a partir de 2020, mas Fabius afirma que estará assegurado um limite de aumento da temperatura “bem abaixo dos 2 graus”.

Depois de traduzido para as seis línguas oficiais da ONU, o documento foi lido pelo chefe da diplomacia francesa com um atraso de duas horas e meia em relação ao previsto inicialmente.

A adopção formal do acordo será agora votada em plenário pelos representantes dos países presentes.

Após o discurso de Fabius, o presidente francês, François Hollande, pediu aos delegados presentes na Cimeira que aprovem o texto do acordo, que “será um grande gesto para a humanidade”.

“Estamos num momento decisivo”, sublinhou Hollande, “ e este é o primeiro acordo universal da história das negociações climáticas”.

Os líderes mundiais presentes comemoraram no passado sábado a aprovação do texto final da COP21 – Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Após 13 dias de debates, os representantes de 195 países chegaram, pela primeira vez na história, a um acordo global sobre o clima.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou o acordo como enorme passo para assegurar o futuro do planeta. Para Cameron, todos os países assumiram sua parte na luta contra as alterações climáticas.

Pela rede social Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realçou a importância do acordo e agradeceu a actuação da diplomacia norte-americana.

“Isto é enorme. Quase todos os países do mundo acabam de subscrever o acordo de Paris sobre alterações climáticas”, declarou Obama.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que o Acordo de Paris sobre o clima é uma vitória para o planeta e gerações futuras.

De acordo com Kerry, os países mandaram uma mensagem aos mercados sobre a direcção correcta que devem seguir para diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

O representante da China na COP 21, Xie Zhenhua, considerou o acordo “justo, ambicioso e equitativo”.

“A China felicita todos os países por este acordo, que não é perfeito, tem partes que podem ser melhoradas, mas nos permite avançar para responder ao desafio das alterações climáticas. Acabamos de escolher o caminho certo para o bem das gerações futuras”, afirmou.

A China é o país que mais emite gases nocivos ao meio ambiente no mundo.

O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), entrará em vigor em 2020.

O documento prevê a limitação do crescimento da emissão de gases de efeito estufa a 1,5° C, e a criação de um fundo global de 99 mil milhões de euros, financiado pelos países ricos, a partir de 2020, ajudar a que se atinja esse limite.

 

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome