Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RTP2 exibe filme sobre Karl Marx

12-07-2019 - Redacção

Karl Marx e Friedrich Engels foram dois dos principais teóricos, tanto no âmbito da filosofia, como da sociologia, que influíram grande parte das forças partidárias políticas de esquerda. Ambos germânicos, deram origem a uma série de tratados, ensaios, e obras sobre as forças opressores, e as classes subjugadas pelas mesmas, estando ambas relacionadas através dos meios de produção, e da produção propriamente dita.

A amizade entre Marx e Engels – os titãs intelectuais alemães e os pais do marxismo – traçou a conclusão do Manifesto Comunista e a criação de um movimento revolucionário do qual nasceram os instrumentos teóricos para a emancipação das massas oprimidas na Europa e em todo o mundo. Em 1844, em Paris, Marx encontra Friedrich Engels, filho de um industrial, que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Engels, fornece a última peça do quebra-cabeça para a nova visão de mundo do jovem Marx.

“Le Jeune Karl Marx”, realizado por Raoul Peck, é exibido a 19 de Julho, pelas 23h15, na RTP2.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome