Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 11 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Prémio LeYa 2013 entregue na Feira do Livro em Lisboa

13-06-2014 - Lusa

O Prémio LeYa 2013, no valor de cem mil euros, foi no passado sábado entregue na Feira do Livro de Lisboa, a Gabriela Ruivo Trindade, a primeira mulher que o recebe, pelo romance "Uma outra voz".

A cerimónia ás 19:00, na Praça Leya da Feira, num dos topos do Parque Eduardo VII, e contou coma presença de Miguel Pais do Amaral, presidente do conselho de administração da LeYa, que entregará o prémio, Manuel Alegre, presidente do júri, e Isaías Gomes Teixeira, presidente executivo da LeYa.

Em outubro, quando foi anunciada a vencedora, o júri justificou a escolha pela "consistência narrativa", nomeadamente "na caracterização das personagens femininas".

Esta sexta edição do galardão foi a mais concorrida de sempre, tendo-se candidatado 491 originais de 14 países. Gabriela Ruivo Trindade é psicóloga clínica de formação, tem 43 anos, é casada, tem dois filhos, reside em Londres há nove anos e atualmente dedica-se ao artesanato.

À Lusa revelou que tem muitos contos escritos, que nunca teve oportunidade de publicar, assim como poemas e um romance por acabar, ao qual se irá agora dedicar.

O júri do Prémio LeYa 2013 foi o mesmo da edição do ano passado, tendo sido presidido por Manuel Alegre. Do júri também fizeram parte os escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, o professor da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e a professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

O primeiro vencedor do Prémio LeYa, em 2008, foi o romance "O Rastro do Jaguar", do jornalista brasileiro Murilo Carvalho.

Em 2009, venceu o romance "O Olho de Hertzog", do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho. Na edição de 2010, o júri decidiu, por unanimidade, não atribuir o Prémio LeYa, pela falta de qualidade dos originais a concurso. Em 2011, foi distinguido o romance "O Teu Rosto Será o Último", estreia literária do português João Ricardo Pedro e, no ano passado, venceu o português Nuno Camarneiro, com o romance "Debaixo de Algum Céu".

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome