Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“Raiva”, novo filme de Sérgio Tréfaut, estreia este mês nos cinemas portugueses

19-10-2018 - Redacção

Raiva , a adaptação pelo realizador Sérgio Tréfaut do clássico da literatura portuguesa do século XX, ‘Seara de Vento’ de Manuel da Fonseca, estreia nas salas de cinema nacionais a 31 de outubro.

Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só́ noite. Porque ̂ ? Qual a origem dos crimes? A história, decorrida 30 no Alentejo relata os acontecimentos que levaram um camponês pobre a assassinar dois homens a sangue frio e afrontar sozinho a guarda e o exército numa luta desigual.

Rodado inteiramente no Alentejo,  Raiva   conta com as interpretações de  Isabel Ruth ,  Leonor Silveira ,  Luís Miguel Cintra ,  José Pinto, Adriano Luz ,  Kaio Cesar ,  Diogo Dória ,  Catarina Wallenstein  e  Rogério Samora . O filme conta ainda com as participações especiais do catalão  Sergi López , no papel do contrabandista, e de  Herman José , no papel de padre. Destaque ainda para a participação de  Lia Gama , num papel que serve de homenagem a Nicolau Breyner, que integrava o elenco original do filme, mas que acabaria por falecer na véspera das filmagens.

O filme é protagonizado por um não-ator,  Hugo Bentes , natural de Serpa, escolhido pela proximidade que tem com a história, com a região, e sobretudo pelo orgulho com que encarna a personagem. Hugo Bentes foi jogador de futebol, tem preparação militar, é músico e faz parte de grupos corais alentejanos. Participou como cantor no documentário  Alentejo, Alentejo  de Sérgio Tréfaut.

Conhecido sobretudo pelo trabalho em documentário, Sérgio Tréfaut assina com  Raiva   a sua segunda longa metragem de ficção. Um trabalho a preto-e-branco, que assume claramente uma dimensão teatral, não naturalista e de homenagem ao antigo cinema mudo.

O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde arrecadou dois prémios (Júri Internacional e Imprensa Independente) e encerrou a edição 2018 do IndieLisboa, integrando ainda a seleção oficial do Filmfest Munchen, do Festival de Cinema Europeu de Sevilha e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros. Recebeu ainda o prémio do público no Festival Transfronteira Periferias (Portugal-Espanha).

Depois de Portugal,  Raiva   estreia comercialmente em dezembro, no Brasil.

RAIVA Trailer [PT] from Faux on Vimeo.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome