Edição online semanal
 
Terça-feira 11 de Dezembro de 2018  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

8 artistas de arte urbana levam mundial de futebol 2018 para as ruas portuguesas

08-06-2018 - Redacção

A Mistaker Maker, plataforma de intervenção artística, foi chamada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que neste momento se está a comunicar como as Selecções de Portugal ou somente Portugal, para criar um novo projecto que resulta da fusão entre o mundo do futebol e o da arte urbana portuguesa. Este é um novo posicionamento da FPF para a campanha rumo ao Mundial 2018 e pós mundial.

A FPF tem como principal objectivo com esta colaboração, trabalhar a mentalidade colectiva dos portugueses, fazê-los sentirem-se mais capazes, mais destemidos, mostrar que não existem impossíveis e que ninguém nasce herói. Que com trabalho e dedicação, todos os sonhos se alcançam.

Beja – Frederico Draw

É desta forma que se apresenta o novo claim da FGP: ” Conquista o Sonho”.

Quebra-se o paradigma do futebol pelo futebol, desenvolvendo e trabalhando a ideia de colectivo, de pertença e superação diária. Tudo motes que não são somente aplicados ao futebol, mas ao nosso dia-a-dia, seja em colectivo ou como indivíduo.  “Conquista o sonho”  é claramente uma história de superação, de resiliência, em que o sonho sem trabalho é pura ilusão, assumindo-se ainda de que nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.

Portimão – Samina

Para colocar esta premissa em prática,  estamos a envolver um grupo de artistas visuais , que estão na linha da frente no que temos de melhor em Portugal no que a arte urbana se refere, para que  durante o período que precede o Mundial, durante o mês de Maio, desenvolva um conjunto de intervenções por diversas cidades do País, do litoral ao interior, de norte a sul, que inspirem as comunidades, num mote de Portugalidade, que somos todos nós. 

Neste projecto, o organismo que superintende o futebol nacional conta com o apoio de autarquias de norte a sul do país, e conta a colaboração da colaboração da curadora Lara Seixo Rodrigues, criadora do projeto Lata 65 | Workshop de Arte Urbana para Idosos, dos festivais WOOL | Covilhã Arte Urbana, ESTAU | Estarreja Arte Urbana e MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais e responsável pela exposição ATTERO de Bordalo II.

Covilhã – AkaCorleone

O colectivo de artistas selecionado contempla nomes consagrados e talentos emergentes da arte urbana nacional, com trabalhos elaborados do  graffiti  ao ‘ stencil ’, passando por todos os géneros, estéticas e técnicas habitualmente referidas como pós-graffiti com influências contemporâneas de ilustração figurativa.

As peças e murais a desenvolver no âmbito deste projeto são representações únicas e inéditas do movimento  “Conquista o Sonho” , sem quaisquer fins lucrativos e com o objetivo único de servir e inspirar os portugueses.

Com intervenções já realizadas na Covilhã, Portimão, Beja e Porto, “Conquista o Sonho” passa também por Aveiro, Paredes de Coura e termina na Grande Lisboa, com intervenções no bairro da Jamaika no Seixal e no Bairro da Liberdade. Estas últimas intervenções acontecem de 29 de maio a 02 de Junho.

Artistas por intervenção:
Covilhã – AkaCorleone
Portimão – Samina
Beja – Frederico Draw 
Porto – Add Fuel 
Aveiro – The Empty Belly
Paredes de Coura – Mariana a miserável 
Lisboa – Halfstudio 
Jamaika – Tamara Alves
Curadoria:
Lara Seixo Rodrigues

Videos das intervenções já concluídas, da autoria do realizador Vasco Mendes:

MISTAKER MAKER on Vimeo.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome