Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Arquivo do arquitecto Álvaro Siza Vieira vai estar disponível online

02-02-2018 - por Redacção

Álvaro Siza Vieira trata-se de um dos principais arquitectos do século XX, e de um dos nomes aos quais Portugal é associado lá fora. A vida e obra de Siza Vieira é imprescindível da história da arquitectura contemporânea, estando ao seu currículo ligadas diferentes construções nacionais e internacionais. As condecorações são o resultado normal e natural de um percurso que teve as suas raízes no Porto e no associativismo académico e artístico, e que culminou na ampliação de horizontes, de perspectivas e de formas.

Agora, os trabalhos do Pritzker português vão estar disponíveis para consulta nos sites da Fundação Serralves, Gulbenkian e do Canadian Centre For Architecture. O acervo irá estar disponível já no próximo mês de Fevereiro e será composto por projectos desde 1958 até aos dias de hoje. São ao todo cerca de 60 mil desenhos, 500 maquetes, 282 cadernos de esquissos, fotografias, correspondência, textos ou slides.

A partir de Fevereiro de 2018 as descrições arquivísticas destes materiais começarão a ser disponibilizadas online nos sites do CCA [Canadian Centre For Architecture], Serralves e Gulbenkian, incluindo os primeiros projectos dos anos 1950 e 1960, bem como projectos para o IBA de Berlim e projectos de renovação urbana para a cidade de Haia datados dos anos 1980”, pode ler-se num comunicado divulgado esta terça-feira pela Fundação Serralves.

Pequena lista dos projectos que vão estar disponíveis para consulta:

– Edifício Bonjour Tristesse (Berlim)
– Edifício Punt en Komma (Haia)
– Edifício do Banco Borges & Irmão (Vila do Conde)
– Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos)
– Casa António Carlos Siza (Santo Tirso)
– Piscinas de Leça da Palmeira
– Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
– Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome