Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Tomas Sarraceno, Eco-Visionários e Stefan Sagmeister em 2018 no MAAT

22-12-2017 - Redacção

A rentreé do MAAT no ano de 2018 começa com as inaugurações de fevereiro de Supergood – Diálogos com Ernesto de Sousa, pensada a partir da obra transversal de uma das figuras mais relevantes da vanguarda portuguesa do século XX, e Bem-vindos à cidade do medo, que reúne um conjunto de obras de pintura, desenho e vídeo da produção recente de João Fonte Santa.

Em março, Tomas Sarraceno ocupa a Galeria Oval do MAAT com uma instalação site-specific, desafiando-nos a pensar sobre o Aeroceno, um futuro em que os humanos viverão em cidades aéreas alimentadas a energia solar e eólica; e Miguel Palma expõe, no Project Room do MAAT, uma instalação inédita que apresenta um vasto conjunto de obras sobre papel realizado ao longo das últimas duas décadas.

A forma como vemos e vivemos o planeta será o grande tema deste primeiro semestre do ano, não só com a exposição de Tomas Sarraceno, mas sobretudo com a segunda grande “exposição-manifesto” do MAAT – Eco-Visionários: Arte, Arquitectura e Novos Media Após o Antropoceno – prevista para abril, que propõe reflexões e visões críticas e criativas face às preocupantes transformações ambientais que afetam o planeta.

Ainda em maio, Stefan Sagmeister, o internacionalmente conhecido designer austríaco, traz ao MAAT a exposição The Happy Show, um dos seus projetos mais icónicos que resulta de uma intensa pesquisa sobre o conceito de felicidade.

Em colaboração com a Galeria Municipal do Porto, da qual a Fundação EDP é mecenas exclusiva, olhamos, pela primeira vez, para a Coleção Pedro Cabrita Reis (adquirida pela Fundação em 2015). Prevista para março, Germinal será acompanhada pelo próprio Pedro Cabrita Reis, numa curadoria de Pedro Gadanho e Ana Anacleto. Este panorama de um dos mais importantes núcleos da coleção da Fundação EDP virá para o MAAT no final de junho de 2018.

Em maio, altura em que a Fundação EDP e o MAAT se associam novamente à ARCOlisboa, inaugura Susana Mendes Silva e Gary Hill. A artista Ângela Ferreira abre ao público na mesma data que Germinal, no final de junho.

Outubro é uma das alturas mais fortes do ano, mês em que se celebra o aniversário do museu, e em que abrimos ao público exposições de André Príncipe, uma special commission de Tadashi Kawamata, a parceria Artists’ Film International, e ainda, no final do mês, João Louro e Haus Wittgenstein.

Conferência sobre arquitetura, som e arte traz a Portugal nomes como Diller Scofidio + Renfro, Snohetta, Bill Fontana, Xavier Veilhan, o crítico do NYT Michael Kimmelman, e muitos mais.

Juntamente com a reSITE e em colaboração com a Meyer Sound, o MAAT organizará, a 12 de fevereiro, uma conferência exclusiva sobre arquitetura, som e arte. Ao longo de um dia, este evento internacional trará a Lisboa os melhores criadores de espaços sonoros e experiências acústicas do mundo. Serão abordados os temas das soundscapes arquitetónicas, da inovação tecnológica nos ambientes sonoros, e da criação de experiências acústicas pioneiras. O line-up completo da conferência e os restantes speakers serão anunciados durante o mês de janeiro.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome