Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Museu Soares dos Reis mostra 90 obras de José de Almada Negreiros incluindo inéditos

17-11-2017 - Redacção

“Isto de ser moderno é como ser elegante: não é uma maneira de vestir mas sim uma maneira de ser. Ser moderno não é fazer a caligrafia moderna, é ser o legítimo descobridor da novidade.”

José de Almada Negreiros na conferência “O Desenho“, Madrid, em 1927.

Foi anunciada hoje uma nova exposição no Museu Nacional Soares dos Reis: “José de Almada Negreiros: Desenho em Movimento“. A exposição será inaugurada a 30 de Novembro e terá 90 obras de Almada Negreiros incluindo alguns inéditos, como se pode ler no comunicado: “Mas haverá também muitas novidades e alguns trabalhos inéditos descobertos já depois do encerramento da exposição”

“Fascinado com a possibilidade de dar vida ao desenho e de o pôr em movimento, Almada teve a intenção por diversas vezes de experimentar a animação, mas não chegou a concretizar o seu desejo“, pode ler-se no comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian.

As 90 obras que irão ser expostas “dão conta da importância da linguagem cinematográfica na obra plástica desta figura ímpar do modernismo português“, segundo um comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian. Estas mesmas obras, que vão estar presentes no Museu Nacional Soares dos Reis, são as mesmas que estiveram na exposição “José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno” no Museu Gulbenkian, em Lisboa.

A exposição estará patente no Museu Nacional Soares dos Reis de 30 de Novembro a 18 de Março.

Fotografia de Diogo Caetano / CCA

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome