| AS ESCOLHAS DE STEFANO SAVIO
07-04-2017 - N.A.
10.ª Festa do Cinema Italiano
Lisboa recebe mais uma vez a Festa do Cinema Italiano. O festival comemora 10 anos de vida e, segundo Stefano Savio, diretor do evento, "esta é provavelmente a chegada à maturidade". A Festa, apesar da especificidade temática, continua a ser um encontro entre culturas e a programação apresenta um amplo espectro da realidade cinematográfica nacional e internacional.
Pedimos a Stefano Savio que destacasse alguns filmes da programação desta ano; aqui ficam as sugestões:
" Destacamos em primeiro lugar, a secção competitiva que, este ano, inclui seis filmes que serão avaliados pelo júri composto por Cláudia Varejão, João Braz e Rita Blanco. Curiosamente, estes filmes têm em comum questões sobre a adolescência e a passagem à vida adulta: La pelle dell'orso , de Marco Segato, uma história que retrata a relação de pai e filho, numa aldeia que recebe uma visita de um urso perigoso; Orecchie , de Alessandro Aronadio, uma viagem tragicómica; Piuma , de Roan Johnson, uma comédia com dois adolescentes a braços com uma gravidez inesperada; Um bacio , de Ivan Cotroneoa, a amizade entre três amigos e as questões da aceitação social e da própria sexualidade; Fiore , de Claudio Giovannesiu, onde uma prisão juvenil é o cenário para uma história de amor entre adolescentes; e La ragazza del mondo , de Marco Danieli, que retrata uma história de amor e religião.
Imperdível é também a versão restaurada do grande clássico e filme de culto Suspiria , realizado em 1977 pelo mestre do cinema de terror italiano Dario Argento. É um incrível ataque de cores intensas e ácidas, com música demoníaca, violência barroca e interpretações fabulosas numa cenografia deslumbrante. Uma oportunidade para ver ou rever este filme em sala, de 6 a 12 de abril.
Estamos muito contentes por realizarmos, nesta edição, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, uma homenagem a Dino Risi, outro dos grandes nomes do cinema italiano e o autor que deu a conhecer a comédia à italiana em todo o mundo, retratando sempre com inteligência, o humor, a poesia e as mudanças sociais em Itália. Um momento para vermos cópias restauradas dos seus filmes, entre eles, A Ultrapassagem (Il sorpasso), que dá nome a esta associação que organiza a Festa do Cinema Italiano .
Se Dio Voule (Se Deus Quiser), de Edoardo Falcone é um filme que mostramos em antestreia no festival, no dia 12 de abril, sendo a estreia em sala logo no dia seguinte. Edoardo Falcone é ao mesmo tempo actor e realizador desta comédia cheia de surpresas que fala de religião e de preconceitos. A história de um respeitado cirurgião que entra em crise quando o seu filho, estudante de medicina, anuncia que afinal quer ser padre.
Finalmente, não podemos deixar de destacar a antestreia em sala da segunda temporada do grande sucesso, tanto em Itália como em Portugal e noutros países, Gomorra, a Série . Iremos exibir os 12 episódios que constituem a segunda temporada e temos todo o gosto em receber dois dos actores principais em Lisboa: Marco D'Amore (Ciro di Marcio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano). "
[ por Ana Figueiredo ]
LOCAIS
Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175
1250-135 Lisboa
El Corte Inglés
Avenida António Augusto de Aguiar, 31
1069-413 Lisboa
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa
Voltar |