| ‘LIGAÇÕES’ EM FAMÍLIA O Dia D na Fundação Gulbenkian
07-10-2016 - N.A.
No próximo domingo, 9 de outubro, a Fundação Calouste Gulbenkian prepara mais um Dia D, este ano sob o tema Ligações. Durante todo o dia, as famílias estão convidadas a assumir o papel de exploradores por entre espetáculos, instalações, oficinas e concertos. A maioria das atividades são de entrada livre.
Ao longo de um dia, entre o Edifício Sede da Fundação Gulbenkian e o jardim, miúdos e graúdos são desafiados a descobrir ligações entre tempos, geografias e culturas diferentes. E tudo isto com o rigor da ciência, a imaginação da arte e a vibração da música. E, claro está, de um modo muito divertido.
Para começar, no belo jardim da Gulbenkian, podemos começar por construir um herbário coletivo ou, quem sabe, desenhar uma capa de revista para o número comemorativo dos 60 anos da Fundação, a partir de imagens de arquivo.
Com os sentidos bem despertos, há que encontrar a caravana Penélope , que mais parece uma biblioteca itinerante. Porém, por lá não há livros mas sim atores, músicos e escritores, capazes de narrar Shakespeare de um modo surpreendente. Ainda pelo jardim, fica o convite para ligar a música à matemática através de uma instalação capaz de desvendar a banda sonora genéticas das pétalas de uma flor.
Antes de entrarmos no Edifício Sede, deixem-nos fazer outra sugestão: todos sabemos que a ciência pode ser mágica por isso, um grupo de jovens investigadores prepara-se para contar histórias repletas de mistério que prometem “despertar consciências”.
E agora, já dentro, eis-nos sentados num tapete, capaz de nos fazer voar pela poesia islâmica e, simultaneamente, sobre o modo como ela envolve de um modo tão belo a nossa portugalidade. Depois, há-que trepar A Montanha de histórias narradas por Ana Brandão e António Jorge Gonçalves através da palavra, do som e da ilustração em tempo real.
Certamente não contámos tudo, porque o dia é longo e muito animado. Fica então uma última sugestão para fechar este Dia D na Gulbenkian: no Anfiteatro ao Ar Livre, a orquestra GeraJazz promete um concerto de encerramento cheio de ritmo e sonoridades contagiantes. Ou seja, um merecido fim de festa para comemorar todas as ligações entre o muito que vivemos em família.
[ texto de Frederico Bernardino ]
Atenção: O programa inclui atividades que requerem levantamento de bilhete; os bilhetes podem ser adquiridos diretamente nas bilheteiras da Fundação Calouste Gulbenkian. Para as atividades pagas, os bilhetes podem ser comprados por telefone 217 823 700, pela internet ou diretamente nas bilheteiras da Fundação.
Reserve o dia 9 de outubro na sua agenda. Espetáculos, instalações. oficinas e concertos para todas as idades, das 10h30 às 18h00.
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Avenida de Berna, 45 A
1067-001 Lisboa
Voltar |